Nursing Care Towards Feeding Children Undergoing Chemotherapy Treatment: Collière’s Contributions / Cuidados de Enfermagem da Alimentação de Crianças em Quimioterapia: Contribuições de Collière
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.351-357Palavras-chave:
saúde da criança, enfermagem pediátrica, cuidados de enfermagem, quimioterapia, alimentaçãoResumo
Resumo
Objetivo: compreender os cuidados de enfermagem frente às alterações no padrão alimentar de crianças em quimioterapia antineoplásica à luz de Collière. Métodos: pesquisa qualitativa, desenvolvida em 2015, com entrevistas semiestruturadas junto a 17 profissionais de enfermagem, cujos dados foram submetidos à Análise Temática por meio do referencial teórico de Collière. Resultados: os profissionais realizam cuidados de manutenção da alimentação das crianças, o que inclui: orientação dos familiares, participação junto à equipe multiprofissional, administração de medicamentos para alívio dos efeitos colaterais, avaliação do nível de dor e conferência da dieta. As estratégias de cuidado são: táticas para minimizar a mucosite, incentivo da criança através da conversa, do lúdico e da oferta de alimentos gelados, atrativos e do seu gosto, e respeito ao seu espaço. Conclusão: os cuidados de enfermagem versam sobre os cuidados cotidianos, habituais e os de reparação, conforme distingue Collière, com a finalidade de manter a alimentação da criança.
Descritores: Saúde da Criança; Enfermagem Pediátrica; Cuidados de Enfermagem; Quimioterapia; Alimentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.