The playing of children in situation of social vulnerability: family perspective / O brincar de crianças em situação de vulnerabilidade social: perspectiva da família
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13424Palavras-chave:
Jogos e brinquedos, Família, Vulnerabilidade Social, Enfermagem PediátricaResumo
Objetivo: compreender o brincar de crianças em vulnerabilidade social, na perspectiva da família. Método: trata-se de estudo qualitativo fundamentado na estrutura do fenômeno situado, que utilizou referencial teórico piagetiano, com 12 famílias de crianças que atingiram o score mínimo na Escala de Risco Familiar. A coleta dos dados ocorreu entre setembro de 2021 e maio de 2022. Resultados: emergiram três categorias temáticas, organizadas considerando o sistema ESAR para classificação de materiais lúdicos: atividades lúdicas, habilidades funcionais e atividades sociais. Os discursos evidenciaram que o brincar das crianças respeitou os estágios do desenvolvimento sensório-motor e pré-operacional. Os riscos social e de saúde não foram empecilhos para o brincar, embora a família seja apenas observadora. Conclusão: É preciso realizar educação em saúde, para informar às famílias, sobre a importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Brasília; Jul 14, 1990 [acesso em 5 de novembro 2023]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
BRASIL. Lei n. 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, o Decreto-lei n. 3.689, de 3 de outubro de 1941, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Lei n. 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei n. 12.662 de 5 de junho de 2012. Brasília; Mar 9, 2016 [acesso em 5 de novembro 2023]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm
Venancio SI, Bortoli MC, Frias PG, Giugliani ERS, Alves CRL, Santos MO. Development and validation of an instrument for monitoring child development indicators. J Pediatr. [Internet]. 2020 [acesso em 5 de novembro 2023];96(6):778-89. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jped.2019.10.008
International Play Association (IPA). Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança: o desenvolvimento infantil e o direito de brincar [Internet]. São Paulo; 2013 [acesso em 5 de novembro 2023]. Disponível em: https://7fc4ffee-1c11-43f3-8e6b-7da2d2cfe9f6.filesusr.com/ugd/fb1026_ae832086bbd64020b941d0086c493012.pdf
Cotonhoto LA, Rossetti CB, Missawa DDA. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Constr psicopedag. [Internet]. 2019 [acesso em 5 de novembro 2023];27(28):37-47. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141569542019000100005&lng=pt&nrm=iso>
Souza LB, Panúncio-Pinto MP, Fiorati RC. Children and adolescents in social vulnerability: well-being, mental health and participation in education. Cad. Bras Ter Ocup. [Internet]. 2019 [acesso em 5 de novembro 2023];27(2):251-69. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1812
Souza APV, Oliveira FP, Alves ANS. Discurso de crianças em vulnerabilidade social entre escola, lixão e trabalho infantil. Nova Rev Amazôn. [Internet]. 2018 [acesso em 5 de novembro 2023];6(3):53-66. Disponível em: https://doi.org/10.18542/nra.v6i3.6240
Bolzan RS, Chagas CM, Dotto FR. The importance of playing in the learning process. Braz J of Develop. [Internet]. 2020 [acesso em 5 de novembro 2023];6(1):4029-38. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-285
Martins J, Bicudo MAV. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes; 2005.
Souza MS, Cabeça LPF, Melo LL. Pesquisa em enfermagem sustentada no referencial fenomenológico de Martin Heidegger: subsídios para o cuidado. Av Enferm. [Internet]. 2018 [acesso em 10 de dezembro 2023];36(2):230-7. Disponível em: https:// doi.org/10.15446/av.enferm.v36n2.67179
Souza VR, Marziale MH, Silva GT, Nascimento PL. Translation and validation into Brazilian Portuguese and assessment of the COREQ checklist. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2021 [acesso em 10 de dezembro 2023];34:eAPE02631. Disponível em: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02631
Santana LSV, Silva EA. Implantação da estratificação de risco familiar em unidade de saúde. Rev Recien. [Internet]. 2022 [acesso em 10 de dezembro 2023];12(37):435-441. Disponível em: https://doi.org/10.24276/rrecien2022.12.37.435-441
Frank JR. I can’t get no saturation: a simulation and guidelines for sample sizes in qualitative research. PLOS ONE. [Internet]. 2017 [acesso em 10 de dezembro 2023];12(7):e0181689. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0181689
Garon D. Classificação e análise de materiais lúdicos: o sistema ESAR. In: Friedmann A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta; 1998. p. 173-86.
Piaget J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar; 1975.
Almeida VS, Alves OS. A contribuição dos jogos para o desenvolvimento infantil sob o prisma teórico de Piaget e Kishimoto. Cadernos da Fucamp. [Internet]. 2021 [acesso em 10 de fevereiro 2024];20(46):95-111. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2451
Silva MV. O desenvolvimento da criança segundo Jean Piaget. Educar Evoluir. [Internet]. 2022 [acesso em 10 de fevereiro 2024];1(6):38-43. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf
Antunes KMS. Psicomotricidade na educação infantil. SL Educacional. [Internet]. 2021 [acesso em 10 de fevereiro 2024];26(3):448-69. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/995
Lima LO. Piaget para principiantes. São Paulo: Summus; 1980.
Joaquim RHVT, Silva FR, Lourenço GF. O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil. Cad Bras Ter Ocup. [Internet]. 2018 [acesso em 10 de fevereiro 2024];26(1):63-71. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1169
Vieira-Silva J. Ludicidade no processo de alfabetização e intervenção psicopedagógica: brincar de escolinha. Cad Intersaberes. [Internet]. 2022 [acesso em 10 de fevereiro 2024];12(32):230-44. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/2148
Macêdo LC. Brincando de faz-de-conta: culturas infantis no parque. Braz J of Develop. [Internet]. 2021 [acesso em 10 de fevereiro 2024];7(7):71334-54. doi: https://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n7-352
Aleixo ACM, Oliveira FN, Amado ACS, Godoi GA, Almeida SLE. Aspectos sociais, afetivos e cognitivos no jogo: implicações para a aprendizagem na educação básica na perspectiva da teoria piagetiana. Braz J of Develop. [Internet]. 2021 [acesso em 12 de março 2024];7(10):99226-44. Disponível em: https://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n10-305
Valverde, AA, Araújo, CRS, Magalhães, LC, Cardoso, AA. Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Cad Bras Ter Ocup. [Internet]. 2020 [acesso em 15 março 2024];28(3):890-9. Disponível em: https://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1999
Cruz MAAJM, Gamboa JD, Vento VG. A estimulação da psicomotricidade fina em crianças da idade pré-escolar. Rev. Educação e Humanidades. [Internet]. 2021 [acesso em 6 abril 2024];2(1):488-504. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/8570/6138
Lima APCT, Camargo EAA. A criança fala: o desenho como fonte de escuta e produção artística sobre as brincadeiras preferidas no cotidiano da educação infantil. OlharProfr. [Internet]. 2021 [acesso em 6 abril 2024];24(2021):1-22. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.17637.081
Lucas EAJCF, Adorno RCF, Santos AEV, Tyrrell MAR, Halfoun VLRC. Os significados das práticas de promoção da saúde na infância: estudo do cotidiano escolar pelo desenho. Ciênc Saúde Coletiva. [Internet]. 2021 [acesso em 5 de maio 2024];26(9):4193-4204. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021269.21882020
Önder M. Contribution of plays and toys to children’s value education. Asian J Educ Train. [Internet]. 2018 [acesso em 5 de maio 2024];4(2):146-9. Disponível em: https://dx.doi.org/10.20448/journal.522.2018.42.146.149
Rauf ALA, Bakar KA. Effects of play on the social development of preschool children. Creat Educ. [Internet]. 2019 [acesso em 5 de maio 2024];10(12):2640-8. Disponível em: https://dx.doi.org/10.4236/ce.2019.1012191
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.