The playing of children in situation of social vulnerability: family perspective / O brincar de crianças em situação de vulnerabilidade social: perspectiva da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13424

Palavras-chave:

Jogos e brinquedos, Família, Vulnerabilidade Social, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Objetivo: compreender o brincar de crianças em vulnerabilidade social, na perspectiva da família. Método: trata-se de estudo qualitativo fundamentado na estrutura do fenômeno situado, que utilizou referencial teórico piagetiano, com 12 famílias de crianças que atingiram o score mínimo na Escala de Risco Familiar. A coleta dos dados ocorreu entre setembro de 2021 e maio de 2022. Resultados: emergiram três categorias temáticas, organizadas considerando o sistema ESAR para classificação de materiais lúdicos: atividades lúdicas, habilidades funcionais e atividades sociais. Os discursos evidenciaram que o brincar das crianças respeitou os estágios do desenvolvimento sensório-motor e pré-operacional. Os riscos social e de saúde não foram empecilhos para o brincar, embora a família seja apenas observadora. Conclusão: É preciso realizar educação em saúde, para informar às famílias, sobre a importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças.

 

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Biografia do Autor

Thalyta Carvalho Pinheiro Kneip, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira, Faculdade de Enfermagem - FEnf. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas - São Paulo - Brasil.

Camila Cazissi da Silva , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira, Doutoranda. Faculdade de Enfermagem - FEnf. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas - São Paulo - Brasil.

Edmara Bazoni Soares Maia, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Professora Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem Pediátrica. Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – São Paulo - Brasil.

Samara Macedo Cordeiro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira, Professora Doutora. Docente da Área Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente.  Faculdade de Enfermagem - FEnf. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas - São Paulo - Brasil.

Luciana de Lione Melo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira, Professora Doutora. Docente da Área Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente.  Faculdade de Enfermagem - FEnf. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas - São Paulo - Brasil.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

1.
Carvalho Pinheiro Kneip T, Cazissi da Silva C, Bazoni Soares Maia E, Macedo Cordeiro S, de Lione Melo L. The playing of children in situation of social vulnerability: family perspective / O brincar de crianças em situação de vulnerabilidade social: perspectiva da família. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 17º de outubro de 2024 [citado 25º de outubro de 2024];16:e-13424. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13424

Edição

Seção

Artigo Original

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