The playing of children in situation of social vulnerability: family perspective / O brincar de crianças em situação de vulnerabilidade social: perspectiva da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13424

Palavras-chave:

Jogos e brinquedos, Família, Vulnerabilidade Social, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Objetivo: compreender o brincar de crianças em vulnerabilidade social, na perspectiva da família. Método: trata-se de estudo qualitativo fundamentado na estrutura do fenômeno situado, que utilizou referencial teórico piagetiano, com 12 famílias de crianças que atingiram o score mínimo na Escala de Risco Familiar. A coleta dos dados ocorreu entre setembro de 2021 e maio de 2022. Resultados: emergiram três categorias temáticas, organizadas considerando o sistema ESAR para classificação de materiais lúdicos: atividades lúdicas, habilidades funcionais e atividades sociais. Os discursos evidenciaram que o brincar das crianças respeitou os estágios do desenvolvimento sensório-motor e pré-operacional. Os riscos social e de saúde não foram empecilhos para o brincar, embora a família seja apenas observadora. Conclusão: É preciso realizar educação em saúde, para informar às famílias, sobre a importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalyta Carvalho Pinheiro Kneip, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira, Faculdade de Enfermagem - FEnf. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas - São Paulo - Brasil.

Camila Cazissi da Silva , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira, Doutoranda. Faculdade de Enfermagem - FEnf. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas - São Paulo - Brasil.

Edmara Bazoni Soares Maia, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Professora Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem Pediátrica. Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – São Paulo - Brasil.

Samara Macedo Cordeiro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira, Professora Doutora. Docente da Área Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente.  Faculdade de Enfermagem - FEnf. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas - São Paulo - Brasil.

Luciana de Lione Melo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira, Professora Doutora. Docente da Área Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente.  Faculdade de Enfermagem - FEnf. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas - São Paulo - Brasil.

Referências

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Brasília; Jul 14, 1990 [acesso em 5 de novembro 2023]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

BRASIL. Lei n. 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, o Decreto-lei n. 3.689, de 3 de outubro de 1941, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Lei n. 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei n. 12.662 de 5 de junho de 2012. Brasília; Mar 9, 2016 [acesso em 5 de novembro 2023]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm

Venancio SI, Bortoli MC, Frias PG, Giugliani ERS, Alves CRL, Santos MO. Development and validation of an instrument for monitoring child development indicators. J Pediatr. [Internet]. 2020 [acesso em 5 de novembro 2023];96(6):778-89. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jped.2019.10.008

International Play Association (IPA). Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança: o desenvolvimento infantil e o direito de brincar [Internet]. São Paulo; 2013 [acesso em 5 de novembro 2023]. Disponível em: https://7fc4ffee-1c11-43f3-8e6b-7da2d2cfe9f6.filesusr.com/ugd/fb1026_ae832086bbd64020b941d0086c493012.pdf

Cotonhoto LA, Rossetti CB, Missawa DDA. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Constr psicopedag. [Internet]. 2019 [acesso em 5 de novembro 2023];27(28):37-47. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141569542019000100005&lng=pt&nrm=iso>

Souza LB, Panúncio-Pinto MP, Fiorati RC. Children and adolescents in social vulnerability: well-being, mental health and participation in education. Cad. Bras Ter Ocup. [Internet]. 2019 [acesso em 5 de novembro 2023];27(2):251-69. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1812

Souza APV, Oliveira FP, Alves ANS. Discurso de crianças em vulnerabilidade social entre escola, lixão e trabalho infantil. Nova Rev Amazôn. [Internet]. 2018 [acesso em 5 de novembro 2023];6(3):53-66. Disponível em: https://doi.org/10.18542/nra.v6i3.6240

Bolzan RS, Chagas CM, Dotto FR. The importance of playing in the learning process. Braz J of Develop. [Internet]. 2020 [acesso em 5 de novembro 2023];6(1):4029-38. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-285

Martins J, Bicudo MAV. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes; 2005.

Souza MS, Cabeça LPF, Melo LL. Pesquisa em enfermagem sustentada no referencial fenomenológico de Martin Heidegger: subsídios para o cuidado. Av Enferm. [Internet]. 2018 [acesso em 10 de dezembro 2023];36(2):230-7. Disponível em: https:// doi.org/10.15446/av.enferm.v36n2.67179

Souza VR, Marziale MH, Silva GT, Nascimento PL. Translation and validation into Brazilian Portuguese and assessment of the COREQ checklist. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2021 [acesso em 10 de dezembro 2023];34:eAPE02631. Disponível em: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02631

Santana LSV, Silva EA. Implantação da estratificação de risco familiar em unidade de saúde. Rev Recien. [Internet]. 2022 [acesso em 10 de dezembro 2023];12(37):435-441. Disponível em: https://doi.org/10.24276/rrecien2022.12.37.435-441

Frank JR. I can’t get no saturation: a simulation and guidelines for sample sizes in qualitative research. PLOS ONE. [Internet]. 2017 [acesso em 10 de dezembro 2023];12(7):e0181689. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0181689

Garon D. Classificação e análise de materiais lúdicos: o sistema ESAR. In: Friedmann A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta; 1998. p. 173-86.

Piaget J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar; 1975.

Almeida VS, Alves OS. A contribuição dos jogos para o desenvolvimento infantil sob o prisma teórico de Piaget e Kishimoto. Cadernos da Fucamp. [Internet]. 2021 [acesso em 10 de fevereiro 2024];20(46):95-111. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2451

Silva MV. O desenvolvimento da criança segundo Jean Piaget. Educar Evoluir. [Internet]. 2022 [acesso em 10 de fevereiro 2024];1(6):38-43. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf

Antunes KMS. Psicomotricidade na educação infantil. SL Educacional. [Internet]. 2021 [acesso em 10 de fevereiro 2024];26(3):448-69. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/995

Lima LO. Piaget para principiantes. São Paulo: Summus; 1980.

Joaquim RHVT, Silva FR, Lourenço GF. O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil. Cad Bras Ter Ocup. [Internet]. 2018 [acesso em 10 de fevereiro 2024];26(1):63-71. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1169

Vieira-Silva J. Ludicidade no processo de alfabetização e intervenção psicopedagógica: brincar de escolinha. Cad Intersaberes. [Internet]. 2022 [acesso em 10 de fevereiro 2024];12(32):230-44. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/2148

Macêdo LC. Brincando de faz-de-conta: culturas infantis no parque. Braz J of Develop. [Internet]. 2021 [acesso em 10 de fevereiro 2024];7(7):71334-54. doi: https://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n7-352

Aleixo ACM, Oliveira FN, Amado ACS, Godoi GA, Almeida SLE. Aspectos sociais, afetivos e cognitivos no jogo: implicações para a aprendizagem na educação básica na perspectiva da teoria piagetiana. Braz J of Develop. [Internet]. 2021 [acesso em 12 de março 2024];7(10):99226-44. Disponível em: https://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n10-305

Valverde, AA, Araújo, CRS, Magalhães, LC, Cardoso, AA. Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Cad Bras Ter Ocup. [Internet]. 2020 [acesso em 15 março 2024];28(3):890-9. Disponível em: https://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1999

Cruz MAAJM, Gamboa JD, Vento VG. A estimulação da psicomotricidade fina em crianças da idade pré-escolar. Rev. Educação e Humanidades. [Internet]. 2021 [acesso em 6 abril 2024];2(1):488-504. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/8570/6138

Lima APCT, Camargo EAA. A criança fala: o desenho como fonte de escuta e produção artística sobre as brincadeiras preferidas no cotidiano da educação infantil. OlharProfr. [Internet]. 2021 [acesso em 6 abril 2024];24(2021):1-22. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.17637.081

Lucas EAJCF, Adorno RCF, Santos AEV, Tyrrell MAR, Halfoun VLRC. Os significados das práticas de promoção da saúde na infância: estudo do cotidiano escolar pelo desenho. Ciênc Saúde Coletiva. [Internet]. 2021 [acesso em 5 de maio 2024];26(9):4193-4204. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021269.21882020

Önder M. Contribution of plays and toys to children’s value education. Asian J Educ Train. [Internet]. 2018 [acesso em 5 de maio 2024];4(2):146-9. Disponível em: https://dx.doi.org/10.20448/journal.522.2018.42.146.149

Rauf ALA, Bakar KA. Effects of play on the social development of preschool children. Creat Educ. [Internet]. 2019 [acesso em 5 de maio 2024];10(12):2640-8. Disponível em: https://dx.doi.org/10.4236/ce.2019.1012191

Publicado

2024-10-17

Como Citar

1.
Carvalho Pinheiro Kneip T, Cazissi da Silva C, Bazoni Soares Maia E, Macedo Cordeiro S, de Lione Melo L. The playing of children in situation of social vulnerability: family perspective / O brincar de crianças em situação de vulnerabilidade social: perspectiva da família. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 17º de outubro de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];16:e-13424. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13424

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics