THE ROLE OF MONITOR ACADEMIC TRAINING IN NURSING AND INTERFACE WITH ITS OWN TRAINING FOR

Autores

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Carolina Guedes de Brito EEAAC/UFF
  • Simone Cruz Machado Ferreira EEAAC/UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2147-2156

Palavras-chave:

Descritores, Enfermagem, Monitoria, Formação por competências, Prática docente.

Resumo

Objetivos: identificar a importância da atuação do monitor na formação do acadêmico; descrever as limitações vivenciadas pelo acadêmico-monitor, promovendo uma reflexão acerca dessas questões; e analisar o perfil de competências do monitor para o ensino acadêmico. Método: pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, utiliza como sujeitos 17 discentes do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, sendo 10 alunos da Disciplina Fundamentos de Enfermagem I e sete monitoras da mesma disciplina;  o cenário foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, seguindo a Resolução 196/96. O estudo foi aprovado pelo Comitê de ética da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense sob número 168/10. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Resultados: os dados foram analisados através da análise temática de conteúdo, emergindo três categorias: 1 - o monitor no processo de ensino-aprendizagem; 2 - as competências do aluno-monitor; 3 - a grade curricular da graduação e a contemplação da monitoria: limitações para o monitor. Conclusão: evidenciou-se que a monitoria contribui significativamente para a formação de enfermeiros por todas as competências que os alunos desenvolvem ao vivenciarem esta experiência. Contudo, observou-se que alguns ajustes são necessários para o aprimoramento desta estratégia de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Carolina Guedes de Brito, EEAAC/UFF

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC/UFF.

Simone Cruz Machado Ferreira, EEAAC/UFF

Doutora em Enfermagem; Professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC/UFF

Downloads

Publicado

2011-07-18

Como Citar

1.
Valente GSC, de Brito CG, Ferreira SCM. THE ROLE OF MONITOR ACADEMIC TRAINING IN NURSING AND INTERFACE WITH ITS OWN TRAINING FOR. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de julho de 2011 [citado 25º de dezembro de 2024];3(3):2147-56. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1387

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics