THE ROLE OF MONITOR ACADEMIC TRAINING IN NURSING AND INTERFACE WITH ITS OWN TRAINING FOR
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2147-2156Palavras-chave:
Descritores, Enfermagem, Monitoria, Formação por competências, Prática docente.Resumo
Objetivos: identificar a importância da atuação do monitor na formação do acadêmico; descrever as limitações vivenciadas pelo acadêmico-monitor, promovendo uma reflexão acerca dessas questões; e analisar o perfil de competências do monitor para o ensino acadêmico. Método: pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, utiliza como sujeitos 17 discentes do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, sendo 10 alunos da Disciplina Fundamentos de Enfermagem I e sete monitoras da mesma disciplina; o cenário foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, seguindo a Resolução 196/96. O estudo foi aprovado pelo Comitê de ética da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense sob número 168/10. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Resultados: os dados foram analisados através da análise temática de conteúdo, emergindo três categorias: 1 - o monitor no processo de ensino-aprendizagem; 2 - as competências do aluno-monitor; 3 - a grade curricular da graduação e a contemplação da monitoria: limitações para o monitor. Conclusão: evidenciou-se que a monitoria contribui significativamente para a formação de enfermeiros por todas as competências que os alunos desenvolvem ao vivenciarem esta experiência. Contudo, observou-se que alguns ajustes são necessários para o aprimoramento desta estratégia de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.