WOMEN’S SEXUAL HEALTH FROM A CULTURAL VIEWPOINT

Autores

  • Vilma Villar Martins Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lucia Helena Garcia Penna Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Angela Boccara de Paula Universidade de Taubaté.
  • Lícia Maria Accioly Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luciane Marques de Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3360-3374

Palavras-chave:

enfermagem, saúde sexual e reprodutiva, mulher, cultura.

Resumo

Objetivo: Conhecer os temas abordados nas publicações nacionais sobre saúde sexual feminina e identificar os aspectos culturais e sociais contemplados. Método: Pesquisa bibliográfica descritiva-analítica realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando como critérios: publicações nacionais, período de 2000 a 2011, textos completos envolvendo a população feminina. Mediante revisão integrativa da literatura, analisaram-se doze publicações. Resultados: A interface entre a saúde sexual feminina e os aspectos culturais está refletida no comportamento, atitudes e modos de vida. A vulnerabilidade a que as mulheres estão expostas tem origem em diversas naturezas, representam variadas culturas e, por vezes, se concretizam por meio da aquisição de Doenças Sexualmente Transmissíveis, gravidez indesejada e violência. Conclusão: Ao atualizar o conhecimento sobre os fatores que interferem no cuidado à saúde sexual das mulheres, fica evidente a urgência de uma atenção à saúde sexual menos tecnicista e de caráter mais emancipatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Villar Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira Mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FENF/UERJ. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Especialista em Cuidado Pré-Natal. Membro integrante do grupo de pesquisa inserido no Núcleo de Estudos e Pesquisa Mulher Saúde e Sociedade – NEPEN-MUSAS da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lucia Helena Garcia Penna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Mulher Saúde e Sociedade – NEPEN-MUSAS da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Angela Boccara de Paula, Universidade de Taubaté.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade de Taubaté. Docente do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano (Strictu Sensu) da Universidade de Taubaté. Coordenadora do Curso de Especialização (Latu-Senso) de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade de Taubaté. Membro titular da Associação Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia: estomas, feridas e incontinências (SOBEST), Membro do World Council of Esterostomal Therapist (WCET).

Lícia Maria Accioly Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira Mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FENF/UERJ. Especialista em Saúde Pública. Membro integrante do grupo de pesquisa inserido no Núcleo de Estudos e Pesquisa Mulher Saúde e Sociedade – NEPEN-MUSAS da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Enfermeira do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) no Município do Rio de Janeiro, Organização Social Centro Integrado e Apoio Profissional - CIAP. Atuando na área de Promoção da Saúde junto ao Programa de Saúde da Família.

Luciane Marques de Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Mulher Saúde e Sociedade – NEPEN-MUSAS da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ – FENF/UERJ.

Downloads

Publicado

2013-01-28

Como Citar

1.
Martins VV, Penna LHG, Paula MAB de, Lima LMA, Araujo LM de. WOMEN’S SEXUAL HEALTH FROM A CULTURAL VIEWPOINT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de janeiro de 2013 [citado 19º de novembro de 2024];5(1):3360-74. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1981

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics