Courses and researches in the nutrition area on the pages of the bulletin institutional magazine of SAPS (Food Service Social Security) (1944-1946)

Autores

  • Sandra Goulart Magalhães Nutrition school from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Fernando Porto Nursing school Alfredo Pinto, from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Simone Aguiar Nursing school Alfredo Pinto, from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1361-1371

Palavras-chave:

Nutricionista, História, Imprensa

Resumo

Objetivo: Analisar o processo de surgimento dos cursos técnicos e de profissionais Nutricionistas e antecedentes, criados pelo Serviço de Alimentação da Previdência Social- SAPS, através da Coletânea de seus Boletins. Método: Realizado pesquisa bibliográfica dos Boletins, Revista Institucional que circulou no período de novembro de 1944 a novembro de 1946, tendo como público alvo os trabalhadores dos Restaurantes do SAPS. Resultados: A análise dessas fontes sugere que esse Boletim registrou a evolução desses cursos como também várias pesquisas desenvolvidas na área da nutrição, com farta documentação escrita e imagética, através de fac-símiles legendados no interior dessas publicações. Conclusão: Os Boletins trouxeram cobertura jornalística de grande importância e significado para a história da profissão, composta de 118 artigos e 173 fac-símiles com riqueza de detalhes. Aponta-se para a relevância desses documentos não só para a história da profissão de Nutricionista como de seus antecedentes. Descritores: Nutricionista, História, Imprensa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Goulart Magalhães, Nutrition school from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e Professora Adjunta da Escola de Nutrição, ambas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro dos grupos de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em História da Enfermagem (LAPHE), Laboratório de Abordagens Científicas na História da Enfermagem (LACENF).

Fernando Porto, Nursing school Alfredo Pinto, from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutor em Enfermagem com pós-doutoramento pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem e Doutorado em Enfermagem e Biociência. Membro dos grupos de pesquisa do LAPHE, LACENF e Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE).

Simone Aguiar, Nursing school Alfredo Pinto, from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do grupo de pesquisa LAPHE e LACENF.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Magalhães SG, Porto F, Aguiar S. Courses and researches in the nutrition area on the pages of the bulletin institutional magazine of SAPS (Food Service Social Security) (1944-1946). Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 15º de julho de 2024];6(4):1361-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2375

Edição

Seção

Revião

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics