THE TECHNICAL SKILLS OF THE NURSES ON THE ASSISTANCE OF THE NEWBORN

Autores

  • Ana Leticia Monteiro Gomes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiane Rodrigues da Rocha UNIRIO/EEAP
  • Maria Antonieta Rubio Tyrrell Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.449-457

Palavras-chave:

Competência profissional, Recém-nascido, Assistência de enfermagem, Atenção básica

Resumo

Objetivos: Caracterizar o perfil profissional do enfermeiro e analisar os conhecimentos e habilidades essenciais dos enfermeiros que atuam no atendimento ao recém-nascido. Método: Quantitativo, transversal, descritivo, aplicado um formulário a 12 enfermeiros selecionados com técnica de amostragem por conglomerados. Os dados foram processados no Microsoft Office Excel 2007 e analisados através de manuais da Confederação Internacional das Parteiras e do Ministério da Saúde. Aprovado pelo comitê de ética da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, CAAE:0265.0.314.000-10. Resultados: Identificou-se que 66,66% dos enfermeiros têm todos os 8 conhecimentos avaliados. E quanto às habilidades básicas, especialmente nos procedimentos de emergência, temos aproximadamente 46% de enfermeiros não treinados e 79% que não realizam os procedimentos. Conclusão: A ausência de conhecimento e habilidades estabelecidos pela Confederação Internacional das Parteiras confere um risco ao recém-nascido na assistência básica, principalmente nos casos de emergência, devendo o profissional ter um treinamento que assegure sua competência.procedimentos de emergência, temos aproximadamente 46% de enfermeiros não treinados e 79% que não realizam os procedimentos. Conclusão: A ausência de conhecimento e habilidades estabelecidos pela Confederação Internacional das Parteiras confere um risco ao recém-nascido na assistência básica, principalmente nos casos de emergência, devendo o profissional ter um treinamento que assegure sua competência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Leticia Monteiro Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Cursando pós-graduação ao nível de especialização, sob a forma de treinamento, nos moldes de residência em saúde pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) / Prefeitura Rio de Janeiro. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cristiane Rodrigues da Rocha, UNIRIO/EEAP

Destre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery. Professora Assistente II da UNIRIO/EEAP no Departamento de Enfermagem Materno Infantil. Membro da ABENFO/RJ

Maria Antonieta Rubio Tyrrell, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(1994). Especialista em Enfermagem Obstétrica (EEAN/UFRJ), Enfermagem Pediátrica (EEAN/UFRJ), Administração Hospitalar (PUC/RJ) e em Tecnologias Educativas em Saúde (NUTES/ CLATES ). PROFESSORA TITULAR da Universidade Federal do Rio de Janeiro , Brasil.

Atualmente é Superintendente Geral de Atividades Fora da Sede do Campus da UFRJ, pela Portaria nº4972, de 22/07/11, Coordenadora da Comissão de Educação, Serviços e Legislação da ABENFO Nacional, e Vocall de Desarollo Institucional da ALADEFE/UDUAL. 

Publicado

2013-08-02

Como Citar

1.
Gomes ALM, Rocha CR da, Tyrrell MAR. THE TECHNICAL SKILLS OF THE NURSES ON THE ASSISTANCE OF THE NEWBORN. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de agosto de 2013 [citado 8º de novembro de 2024];5(4):449-57. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2810

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics