THE TECHNICAL SKILLS OF THE NURSES ON THE ASSISTANCE OF THE NEWBORN

Authors

  • Ana Leticia Monteiro Gomes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiane Rodrigues da Rocha UNIRIO/EEAP
  • Maria Antonieta Rubio Tyrrell Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.449-457

Keywords:

Competência profissional, Recém-nascido, Assistência de enfermagem, Atenção básica

Abstract

Objetivos: Caracterizar o perfil profissional do enfermeiro e analisar os conhecimentos e habilidades essenciais dos enfermeiros que atuam no atendimento ao recém-nascido. Método: Quantitativo, transversal, descritivo, aplicado um formulário a 12 enfermeiros selecionados com técnica de amostragem por conglomerados. Os dados foram processados no Microsoft Office Excel 2007 e analisados através de manuais da Confederação Internacional das Parteiras e do Ministério da Saúde. Aprovado pelo comitê de ética da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, CAAE:0265.0.314.000-10. Resultados: Identificou-se que 66,66% dos enfermeiros têm todos os 8 conhecimentos avaliados. E quanto às habilidades básicas, especialmente nos procedimentos de emergência, temos aproximadamente 46% de enfermeiros não treinados e 79% que não realizam os procedimentos. Conclusão: A ausência de conhecimento e habilidades estabelecidos pela Confederação Internacional das Parteiras confere um risco ao recém-nascido na assistência básica, principalmente nos casos de emergência, devendo o profissional ter um treinamento que assegure sua competência.procedimentos de emergência, temos aproximadamente 46% de enfermeiros não treinados e 79% que não realizam os procedimentos. Conclusão: A ausência de conhecimento e habilidades estabelecidos pela Confederação Internacional das Parteiras confere um risco ao recém-nascido na assistência básica, principalmente nos casos de emergência, devendo o profissional ter um treinamento que assegure sua competência. 

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Author Biographies

Ana Leticia Monteiro Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Cursando pós-graduação ao nível de especialização, sob a forma de treinamento, nos moldes de residência em saúde pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) / Prefeitura Rio de Janeiro. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cristiane Rodrigues da Rocha, UNIRIO/EEAP

Destre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery. Professora Assistente II da UNIRIO/EEAP no Departamento de Enfermagem Materno Infantil. Membro da ABENFO/RJ

Maria Antonieta Rubio Tyrrell, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(1994). Especialista em Enfermagem Obstétrica (EEAN/UFRJ), Enfermagem Pediátrica (EEAN/UFRJ), Administração Hospitalar (PUC/RJ) e em Tecnologias Educativas em Saúde (NUTES/ CLATES ). PROFESSORA TITULAR da Universidade Federal do Rio de Janeiro , Brasil.

Atualmente é Superintendente Geral de Atividades Fora da Sede do Campus da UFRJ, pela Portaria nº4972, de 22/07/11, Coordenadora da Comissão de Educação, Serviços e Legislação da ABENFO Nacional, e Vocall de Desarollo Institucional da ALADEFE/UDUAL. 

Published

2013-08-02

How to Cite

1.
Gomes ALM, Rocha CR da, Tyrrell MAR. THE TECHNICAL SKILLS OF THE NURSES ON THE ASSISTANCE OF THE NEWBORN. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2013Aug.2 [cited 2024Nov.21];5(4):449-57. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2810

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Plum Analytics