Service rendered to parturient at a university hospital
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.282-292Palavras-chave:
Avaliação em Saúde, Saúde Materno-Infantil, Humanização da assistênciaResumo
Objetivo: Investigar a qualidade da assistência oferecida à parturiente em uma maternidade. Método: trata-se de estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa e natureza básica e aplicada realizado por meio de entrevistas com puérperas. A amostra ocorreu mediante a saturação dos dados coletados, foi utilizado a Análise Temática. Resultados: evidenciou-se que a maioria das mulheres se encontra na faixa etária entre 20-29 anos, possui companheiro, todas apresentam pouca escolaridade e baixa renda. A maioria delas realizaram partos normais e nenhuma das usuárias teve seu partograma preenchido no decorrer do trabalho de parto. Emergiram as categorias: Facilidade no atendimento; Qualidade da assistência; Humanização do atendimento; Aconselhamento pré-teste anti-HIV; Respeito ao direito do paciente ter um acompanhante; e Direito a informação. Conclusão: o conceito de qualidade em saúde trazido pelas entrevistadas relacionou o bom atendimento com as questões interpessoais, habilidades técnicas e infraestrutura adequada.
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