SCIENTIFIC RESEARCH IN NURSING IN THE POINT OF VIEW OF THE TEACHING STAFF AND OF THE STUDENTS

Autores

  • Teresinha de Jesus Espírito Santo da Silva
  • Wendy Hellen Davies
  • Lidiane Passos Cunha

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i1.%25p

Palavras-chave:

construção, conhecimento, pesquisa em enfermagem, enfermagem

Resumo

Objetivo: Compreender o significado da pesquisa científica em enfermagem para discentes e docentes com vistas a construção do conhecimento científico na educação e na prática profissional. Método: Trata-se de pesquisa qualitativa sendo utilizada a abordagem fenomenológica de Alfred Schutz. A amostra foi composta de treze docentes e dez discentes de um Curso de Enfermagem de uma instituição pública federal do Estado do Rio de Janeiro. A partir da utilização da abordagem fenomenológica de Alfred Schutz, emergiram as seguintes categorias: A pesquisa como processo e produto; a pesquisa como um resultado da construção do conhecimento em enfermagem; a pesquisa científica favorecendo a construção do conhecimento científico em enfermagem. Resultados: Através da categorização, foi possível verificar que ambos os segmentos convergiram para o entendimento de pesquisa como modo de ampliar o conhecimento e melhorar a prática profissional. Conclusão: Identifica-se ainda, forte compreensão da pesquisa como resultante da elaboração de relatórios sendo apontado como imperativo a sua divulgação para a socialização do conhecimento. Descritores: Construção – conhecimento - pesquisa em enfermagem - enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-22

Como Citar

1.
Silva T de JES da, Davies WH, Cunha LP. SCIENTIFIC RESEARCH IN NURSING IN THE POINT OF VIEW OF THE TEACHING STAFF AND OF THE STUDENTS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 22º de janeiro de 2010 [citado 22º de dezembro de 2024];2(1). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/357

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics