Permanent education in health in an intensive care unit: the perception of the nurses
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2001-2010Palavras-chave:
Educação em saúde, unidade de terapia intensiva, enfermagem.Resumo
Objetivo: Identificar a percepção de enfermeiros atuantes na Unidade de Terapia Intensiva acerca do processo de Educação Permanente com vista a sua posterior implementação no serviço.Métodos:Pesquisa exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, realizada de junho a agosto de 2013, com cinco enfermeiros atuantes em uma unidade de terapia intensiva de um hospital de médio porte da região central do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário contendo questões abertas e o tratamento dos dados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Emergiramduas categorias:O Enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva: percepções e atribuições; Delineando estratégias para a qualificação do processo de trabalho. Conclusão: Foi possível identificar que a Educação Permanente é um processo lento e progressivo que não pode perder o foco principal que visa à qualidade do cuidado, pois apresenta significativo resultado de transformação.
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