Ensinando e aprendendo com idosos: relato de experiência Teaching and learning with the elderly: experience report

Autores

  • Adriana Lira Rufino de Lucena Faculdade de Enfermagem Nova Esperança
  • Fabiana Ferraz Queiroga Freitas Universidade Federal de Campina Grande
  • Kay Francis Leal Vieira Faculdade de Enfermagem Nova Esperança; Centro Universitário de João Pessoa
  • Suellen Duarte de Oliveira Matos

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4131-4141

Palavras-chave:

Educação em saúde, Idoso, Enfermagem, Medicina.

Resumo

Objetivo: Descrever um relato de práticas de educação em saúde de um Projeto de Extensão Universitária, incentivando a adoção de medidas preventivas de autocuidado em relação à saúde do idoso. Método: Relato de experiência das práticas de educação em saúde, promovidas por docentes e discentes, realizado entre 2008 a 2013, junto a 100 idosos em situação de vulnerabilidades múltiplas. Resultados: Para a descrição das práticas de educação em saúde desenvolvidas, os resultados foram agrupados em três trilhares: 1) avaliação das condições de saúde; 2) acolhimento e oficinas de educação em saúde; 3)atividade de recreação e lazer. Conclusão: Essas práticas ajudam os profissionais de saúde a construir novos subsídios e ideias para à assistência, possibilitando uma reflexão frente a singularidade do idoso, e assim, podendo contribuir para a efetivação da assistência na busca por maior longevidade com qualidade de vida. Descritores: Educação em saúde, Idoso, Enfermagem, Medicina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Lira Rufino de Lucena, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Integradas de Patos (FIP). Mestranda em Ciências da Educação pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (Cintep). Docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE). 

Fabiana Ferraz Queiroga Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba, docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Kay Francis Leal Vieira, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança; Centro Universitário de João Pessoa

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) e do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE. 

Suellen Duarte de Oliveira Matos

Enfermeira. Extensionista do Projeto Envelhecimento Saudável: Integração Ensino – Comunidade na promoção à saúde e prevenção de doenças na população idosa da Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE). Integrante do grupo de Pesquisa em Avaliação e Tratamento de Feridas (UFPB). 

Publicado

2016-04-04

Como Citar

1.
Lira Rufino de Lucena A, Ferraz Queiroga Freitas F, Francis Leal Vieira K, Duarte de Oliveira Matos S. Ensinando e aprendendo com idosos: relato de experiência Teaching and learning with the elderly: experience report. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 20º de dezembro de 2024];8(2):4131-4. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3629

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics