Ensinando e aprendendo com idosos: relato de experiência Teaching and learning with the elderly: experience report
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4131-4141Palavras-chave:
Educação em saúde, Idoso, Enfermagem, Medicina.Resumo
Objetivo: Descrever um relato de práticas de educação em saúde de um Projeto de Extensão Universitária, incentivando a adoção de medidas preventivas de autocuidado em relação à saúde do idoso. Método: Relato de experiência das práticas de educação em saúde, promovidas por docentes e discentes, realizado entre 2008 a 2013, junto a 100 idosos em situação de vulnerabilidades múltiplas. Resultados: Para a descrição das práticas de educação em saúde desenvolvidas, os resultados foram agrupados em três trilhares: 1) avaliação das condições de saúde; 2) acolhimento e oficinas de educação em saúde; 3)atividade de recreação e lazer. Conclusão: Essas práticas ajudam os profissionais de saúde a construir novos subsídios e ideias para à assistência, possibilitando uma reflexão frente a singularidade do idoso, e assim, podendo contribuir para a efetivação da assistência na busca por maior longevidade com qualidade de vida. Descritores: Educação em saúde, Idoso, Enfermagem, Medicina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.