Unplanned pregnancy and the factors associated with the participation in the family planning program

Autores

  • Christiane Borges Evangelista Universidade Estadual de Montes Claros
  • Márcia Barbieri Universidade Federal de São Paulo
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2464-2474

Palavras-chave:

Gravidez não planejada, Planejamento Familiar, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Objetivos: Identificar a prevalência de gestação não planejada e os fatores associados à participação no programa de planejamento familiar entre grávidas cadastradas nas equipes da Estratégia Saúde da Família.Métodos: Estudo transversal, realizado no ano de 2010, com amostra de 394 gestantes. Para coleta de dados, foi aplicado um instrumento com questões associadas ao Programa de Planejamento Familiar. As magnitudes das associações entre as variáveis foram avaliadas por meio do odds ratio. Resultados: Observou-se prevalência de 58% de gravidezes não planejadas. A maioria das mulheres não havia participado do programa apesar do mesmo estar disponível. Verificou-se associação estatisticamente significante entre a participação no programa de Planejamento Familiar, a faixa etária, o tipo de método e o local de obtenção do mesmo. Conclusão: A prevalência de gestação não planejada e os fatores associados ao Planejamento Familiar nesta população apontam para baixa eficiência e adesão ao programa na Estratégia Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Borges Evangelista, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora pelo Departamento de Enfermagem da UNIMONTES.

Márcia Barbieri, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira pela Escola Paulista de Medicina (EPM). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Enfermagem Obstétrica pela UNIFESP. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta substituta nível I pelo Departamento de Enfermagem da UNIFESP.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro especialista em Saúde da Família. Pós-Graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
Evangelista CB, Barbieri M, da Silva PLN. Unplanned pregnancy and the factors associated with the participation in the family planning program. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 21º de novembro de 2024];7(2):2464-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3633

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics