Welcome and listen to the silence: nursing care from the perspective of deaf woman during pregnancy, childbirth and postpartum / Acolher e escutar o silêncio: o cuidado de enfermagem sob a ótica da mulher surda durante a gestação, parto e puerpério

Autores

  • Amanda de Andrade Costa Universidade Estadual de Montes Claros Gerência Regional de Saúde de Montes Claros
  • Sibylle Emilie Vogt Hospital Sofia Feldman
  • Edna de Freitas Gomes Ruas Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Paula Ferreira Holzmann Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros http://orcid.org/0000-0003-2399-9526

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.123-129

Palavras-chave:

Surdez. Gravidez. Cuidados de enfermagem. Linguagem de sinais. Comunicação.

Resumo

Objetivo: identificar a percepção da mulher surda quanto aos cuidados de enfermagem durante a gestação, parto e puerpério. Método: trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizada com nove mulheres surdas de uma cidade do norte de Minas Gerais. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada na qual o tratamento dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: as mulheres surdas enfrentaram dificuldades na assistência prestada pela equipe de enfermagem durante o período perinatal devido a fatores como: despreparo dos profissionais quanto ao uso da linguagem de sinais; ausência de intérpretes nos serviços; interlocutores que falam rápido demais; e uso de máscaras pelos profissionais, dificultando a leitura labial. Conclusão: a barreira de comunicação é verificada na interação entre surdas e profissionais de saúde, tornando-se indispensável que ambos encontrem formas de interagir para garantir uma assistência de melhor qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Andrade Costa, Universidade Estadual de Montes Claros Gerência Regional de Saúde de Montes Claros

Enfermeira, Especialista na modalidade Residência em Enfermagem em Saúde da Mulher, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Sibylle Emilie Vogt, Hospital Sofia Feldman

Enfermeira, Especialista em Enfermagem Obstétrica, Mestre em Enfermagem, Doutora em Saúde da Criança e da Mulher, Hospital Sofia Feldman/HSF, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Edna de Freitas Gomes Ruas, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Especialista em Terapia Intensiva, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Ana Paula Ferreira Holzmann, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Mestre e Doutoranda do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Didática e Metodologia do Ensino Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Costa A de A, Vogt SE, Ruas E de FG, Holzmann APF, da Silva PLN. Welcome and listen to the silence: nursing care from the perspective of deaf woman during pregnancy, childbirth and postpartum / Acolher e escutar o silêncio: o cuidado de enfermagem sob a ótica da mulher surda durante a gestação, parto e puerpério. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 17º de abril de 2024];10(1):123-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5997

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics