Digital marketing profile of nursing professional ventures published via Instagram / Perfil mercadológico digital de empreendimentos de profissionais de enfermagem divulgados via Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12270

Palavras-chave:

Enfermagem, Empreendedorismo, Rede social

Resumo

Objetivo: identificar o perfil mercadológico digital de empreendimentos de profissionais de enfermagem divulgados via Instagram. Métodos: estudo netnográfico, realizado no Instagram, sendo esta uma rede social de acesso público. A amostra foi composta por 15 perfis de empreendedores digitais, sendo estes profissionais de enfermagem. A coleta de dados foi realizada entre os meses de março e maio de 2022 por meio de hashtags como estratégia de busca. Resultados: houve prevalência de livros digitais (30,0%), seguido de cursos online (26,6%). As áreas empreendidas e os conteúdos produzidos foram sobre cicatrização de feridas e curativos; capacitações gerais do campo da enfermagem; direito na enfermagem; empreendedorismo para enfermeiros; furo de orelha; atendimento obstétrico; atendimentos gerais de enfermagem; e preparatório para concurso. Conclusão: houve um aumento considerável de produtos divulgados via Instagram por profissionais da enfermagem repercutindo em uma maior visibilidade, autonomia e independência da categoria profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Fernandes Madureira , Faculdade Santo Agostinho

Enfermeira, Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

Cláudio Luís de Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

Carolina dos Reis Alves, Faculdade Santo Agostinho

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Faculdade de Guanambi

Acadêmico do curso de graduação em Medicina pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Guanambi (FG/UNIGRAD). Discente do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) pela UNIMONTES. Professor da Escola Técnica de Saúde da UNIMONTES. Montes Claros (MG), Brasil.

Ingred Gimenes Cassimiro de Freitas, Faculdade Santo Agostinho

Enfermeira, Membro da Banca de Defesa do TCC, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

Rosana FrancieleBotelh o Ruas, Faculdade Santo Agostinho

Enfermeira, Orientadora da pesquisa, Professora Doutoranda do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

Referências

We are social [website on the internet]. Global social media users pass 3.5 billion [access in 3 mar 2022]. Available from: http://wearesocial.com/us/blog/2019/07/global-social-media-users-pass-3-5-billion/

Correio do estado [website na internet]. População mundial chega a 7 bilhões de pessoas, diz ONU [acesso em 3 mar 2022]. Disponível em: http://correiodoestado.com.br/cidades/populacao-mundial-chega-a-7-bilhoes-de-pessoas-diz-onu/129707/

Statista [homepage on the internet]. Most popular social networks worldwide as of January 2022, ranked by number of monthly active users [access in 1º may 2022]. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/

Bernardes PCF. Utilização do aplicativo Instagram como ferramenta de educação em saúde sobre aleitamento materno. [Graduação em Enfermagem]. Goiânia (Brasil): Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2021. [acesso em 26 abr 2022]. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3425/1/Utiliza%C3%A7%C3%A3o%20do%20aplicativo%20Instagram%C2%AEcomo%20ferramenta%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20sa%C3%BAde%20sobre%20aleitamento%20materno.pdf

Mendes J. Os portugueses e as redes sociais 2018 [cartilha]. Lisboa: Grupo Marktest; 2018. [acesso em 1º mai 2022]. Disponível em: https://www.marktest.com/wap/private/images/Logos/Folheto_Portugueses_Redes_Sociais_2018.pdf

Copelli FHS, Erdmann AL, Santos JLG. Entrepreneurship in nursing: an integrative literature review. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2019 [cited 2022 oct 23];72(Suppl 1):289-98. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0523

Conselho Federal de Enfermagem (BR). Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 [Internet]. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Brasília: COFEN; 1986 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html

Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 358, de 15 de outubro de 2019 [Internet]. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Brasília: COFEN; 2019 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html

Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 606, de 10 de abril de 2019 [Internet]. Dispõe sobre modelo de Requerimento de Cadastro de Consultório e de Clínicas de Enfermagem e modelo de Registro de Consultório e de Clínicas de Enfermagem, no âmbito dos Conselhos Regionais de Enfermagem. Brasília: COFEN; 2019 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-606-2019_70088.html

Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 568, de 20 de fevereiro de 2018 [Internet]. Aprova o regulamento dos consultórios de enfermagem e clínicas de enfermagem. Brasília: COFEN; 2018 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-0568-2018_60473.html

Dias L. O crescimento do empreendedorismo na enfermagem no Brasil. Nursing (São Paulo) [Internet]. 2022 [acesso em 20 out 2022];25(285):7118-9. Disponível em: http://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7118-7119

Conselho Federal de Enfermagem [homepage na internet]. Inovação e segurança jurídica impulsionam negócios na enfermagem [acesso em 1º mai 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/inovacao-e-seguranca-juridica-impulsionam-novos-negocios-na-enfermagem_89525.html

D’Ângelo P. [website na internet]. Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram [acesso em 2 mai 2022]. Disponível em: http://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/

Braga A. Técnica etnográfica aplicada à comunicação online: uma discussão metodológica. UNIrevista. 2006 [acesso em 2 mai 2022];1(3):1-11.

Kozinets RV. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

Daniel PB. Impacto das características do conteúdo online no engajamento de seguidores de Instagram. [Graduação em Administração]. Porto Alegre (Brasil): Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2020. [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/225351/001129813.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Bessa AR. Influenciadores em redes sociais digitais: uma análise aplicada ao instagram — o processo de desenvolvimento do ambiente e das possibilidades interativas em comunicação. [Mestrado em Comunicação Social]. São Paulo (Brasil): Universidade de São Paulo; 2018. [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22022019-144714/publico/AlexandreRegattieriBessaVC.pdf

Mainardes J. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação [Internet]. 2017 [acesso em 23 out 2022];40(2),160–73. Disponível em: http://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878

Brasil. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde; 2016. [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Silva CRM, Tessarolo FM. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. In: Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação [evento na internet]. 2016 set 09; São Paulo, Brasil [acesso em 20 set 2022]. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf

Nunes WCC, Bataghin FA, Costa MAB. Instagram Marketing: alavancando as vendas em tempos de pandemia. Rev. Acad. Ens. Cienc. Tecnol. [internet]. 2020 [acesso em 20 ago 2022];7(2):1-19. Disponível em: http://intranet.cbt.ifsp.edu.br/qualif/volume07/artigo01_ed_07.pdf

Costa CF. Marketing digital social: a utilização das mídias digitais como canal de comunicação. [Graduação em Administração]. Iguatama (MG): Fundação Educacional Vale do São Francisco; 2021. [acesso em 15 ago 2022]. Disponível em: http://repositorio.fevasf.edu.br/handle/FEVASF/57?mode=full

Almeida IJS, Santos DCM, Araújo KMST, Morato JEM. Uso do instagram como ferramenta de comunicação da pós–graduação em enfermagem. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias [evento na internet]. 2020 ago 24-28; São Carlos, Brasil [acesso em 20 set 2022]. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1558/1206

Andrade JB, Cavalcante MB, Apostólico MR. Marketing pessoal e enfermagem: projeção para visibilidade social do enfermeiro. Enferm. Foco [internet]. 2017 [acesso em 15 ago 2022];8(1):82-6. Disponível em: http://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n1.946

Conselho Federal de Enfermagem [homepage na internet]. Cofen debate empreendedorismo com o Ministério da Saúde [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/cofen-debate-empreendedorismo-com-o-ministerio-da-saude_97775.html

Ianni ECF. Marketing digital: uma nova tendência na enfermagem. Nursing (São Paulo) [internet]. 2022 [acesso em 20 set 2022];25(287):7498-9. Disponível em: http://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7498-7499

D‘Ângelo P. [website na internet]. O que é marketing de influência e como se beneficiar dele [acesso em 1º fev 2022]. Disponível em: http://blog.opinionbox.com/marketing-de-influencia/

Publicado

2023-09-27

Como Citar

1.
Fernandes Madureira T, de Souza Santos CL, dos Reis Alves C, da Silva PLN, Freitas IGC de, Ruas RF o. Digital marketing profile of nursing professional ventures published via Instagram / Perfil mercadológico digital de empreendimentos de profissionais de enfermagem divulgados via Instagram. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de setembro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];15:e-12270. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12270

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics