Digital marketing profile of nursing professional ventures published via Instagram / Perfil mercadológico digital de empreendimentos de profissionais de enfermagem divulgados via Instagram
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12270Palavras-chave:
Enfermagem, Empreendedorismo, Rede socialResumo
Objetivo: identificar o perfil mercadológico digital de empreendimentos de profissionais de enfermagem divulgados via Instagram. Métodos: estudo netnográfico, realizado no Instagram, sendo esta uma rede social de acesso público. A amostra foi composta por 15 perfis de empreendedores digitais, sendo estes profissionais de enfermagem. A coleta de dados foi realizada entre os meses de março e maio de 2022 por meio de hashtags como estratégia de busca. Resultados: houve prevalência de livros digitais (30,0%), seguido de cursos online (26,6%). As áreas empreendidas e os conteúdos produzidos foram sobre cicatrização de feridas e curativos; capacitações gerais do campo da enfermagem; direito na enfermagem; empreendedorismo para enfermeiros; furo de orelha; atendimento obstétrico; atendimentos gerais de enfermagem; e preparatório para concurso. Conclusão: houve um aumento considerável de produtos divulgados via Instagram por profissionais da enfermagem repercutindo em uma maior visibilidade, autonomia e independência da categoria profissional.
Downloads
Referências
We are social [website on the internet]. Global social media users pass 3.5 billion [access in 3 mar 2022]. Available from: http://wearesocial.com/us/blog/2019/07/global-social-media-users-pass-3-5-billion/
Correio do estado [website na internet]. População mundial chega a 7 bilhões de pessoas, diz ONU [acesso em 3 mar 2022]. Disponível em: http://correiodoestado.com.br/cidades/populacao-mundial-chega-a-7-bilhoes-de-pessoas-diz-onu/129707/
Statista [homepage on the internet]. Most popular social networks worldwide as of January 2022, ranked by number of monthly active users [access in 1º may 2022]. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/
Bernardes PCF. Utilização do aplicativo Instagram como ferramenta de educação em saúde sobre aleitamento materno. [Graduação em Enfermagem]. Goiânia (Brasil): Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2021. [acesso em 26 abr 2022]. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3425/1/Utiliza%C3%A7%C3%A3o%20do%20aplicativo%20Instagram%C2%AEcomo%20ferramenta%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20sa%C3%BAde%20sobre%20aleitamento%20materno.pdf
Mendes J. Os portugueses e as redes sociais 2018 [cartilha]. Lisboa: Grupo Marktest; 2018. [acesso em 1º mai 2022]. Disponível em: https://www.marktest.com/wap/private/images/Logos/Folheto_Portugueses_Redes_Sociais_2018.pdf
Copelli FHS, Erdmann AL, Santos JLG. Entrepreneurship in nursing: an integrative literature review. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2019 [cited 2022 oct 23];72(Suppl 1):289-98. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0523
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 [Internet]. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Brasília: COFEN; 1986 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 358, de 15 de outubro de 2019 [Internet]. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Brasília: COFEN; 2019 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 606, de 10 de abril de 2019 [Internet]. Dispõe sobre modelo de Requerimento de Cadastro de Consultório e de Clínicas de Enfermagem e modelo de Registro de Consultório e de Clínicas de Enfermagem, no âmbito dos Conselhos Regionais de Enfermagem. Brasília: COFEN; 2019 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-606-2019_70088.html
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 568, de 20 de fevereiro de 2018 [Internet]. Aprova o regulamento dos consultórios de enfermagem e clínicas de enfermagem. Brasília: COFEN; 2018 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-0568-2018_60473.html
Dias L. O crescimento do empreendedorismo na enfermagem no Brasil. Nursing (São Paulo) [Internet]. 2022 [acesso em 20 out 2022];25(285):7118-9. Disponível em: http://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7118-7119
Conselho Federal de Enfermagem [homepage na internet]. Inovação e segurança jurídica impulsionam negócios na enfermagem [acesso em 1º mai 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/inovacao-e-seguranca-juridica-impulsionam-novos-negocios-na-enfermagem_89525.html
D’Ângelo P. [website na internet]. Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram [acesso em 2 mai 2022]. Disponível em: http://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/
Braga A. Técnica etnográfica aplicada à comunicação online: uma discussão metodológica. UNIrevista. 2006 [acesso em 2 mai 2022];1(3):1-11.
Kozinets RV. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
Daniel PB. Impacto das características do conteúdo online no engajamento de seguidores de Instagram. [Graduação em Administração]. Porto Alegre (Brasil): Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2020. [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/225351/001129813.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Bessa AR. Influenciadores em redes sociais digitais: uma análise aplicada ao instagram — o processo de desenvolvimento do ambiente e das possibilidades interativas em comunicação. [Mestrado em Comunicação Social]. São Paulo (Brasil): Universidade de São Paulo; 2018. [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22022019-144714/publico/AlexandreRegattieriBessaVC.pdf
Mainardes J. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação [Internet]. 2017 [acesso em 23 out 2022];40(2),160–73. Disponível em: http://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878
Brasil. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde; 2016. [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Silva CRM, Tessarolo FM. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. In: Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação [evento na internet]. 2016 set 09; São Paulo, Brasil [acesso em 20 set 2022]. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf
Nunes WCC, Bataghin FA, Costa MAB. Instagram Marketing: alavancando as vendas em tempos de pandemia. Rev. Acad. Ens. Cienc. Tecnol. [internet]. 2020 [acesso em 20 ago 2022];7(2):1-19. Disponível em: http://intranet.cbt.ifsp.edu.br/qualif/volume07/artigo01_ed_07.pdf
Costa CF. Marketing digital social: a utilização das mídias digitais como canal de comunicação. [Graduação em Administração]. Iguatama (MG): Fundação Educacional Vale do São Francisco; 2021. [acesso em 15 ago 2022]. Disponível em: http://repositorio.fevasf.edu.br/handle/FEVASF/57?mode=full
Almeida IJS, Santos DCM, Araújo KMST, Morato JEM. Uso do instagram como ferramenta de comunicação da pós–graduação em enfermagem. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias [evento na internet]. 2020 ago 24-28; São Carlos, Brasil [acesso em 20 set 2022]. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1558/1206
Andrade JB, Cavalcante MB, Apostólico MR. Marketing pessoal e enfermagem: projeção para visibilidade social do enfermeiro. Enferm. Foco [internet]. 2017 [acesso em 15 ago 2022];8(1):82-6. Disponível em: http://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n1.946
Conselho Federal de Enfermagem [homepage na internet]. Cofen debate empreendedorismo com o Ministério da Saúde [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/cofen-debate-empreendedorismo-com-o-ministerio-da-saude_97775.html
Ianni ECF. Marketing digital: uma nova tendência na enfermagem. Nursing (São Paulo) [internet]. 2022 [acesso em 20 set 2022];25(287):7498-9. Disponível em: http://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7498-7499
D‘Ângelo P. [website na internet]. O que é marketing de influência e como se beneficiar dele [acesso em 1º fev 2022]. Disponível em: http://blog.opinionbox.com/marketing-de-influencia/
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.