Digital marketing profile of nursing professional ventures published via Instagram / Perfil mercadológico digital de empreendimentos de profissionais de enfermagem divulgados via Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12270

Palavras-chave:

Enfermagem, Empreendedorismo, Rede social

Resumo

Objetivo: identificar o perfil mercadológico digital de empreendimentos de profissionais de enfermagem divulgados via Instagram. Métodos: estudo netnográfico, realizado no Instagram, sendo esta uma rede social de acesso público. A amostra foi composta por 15 perfis de empreendedores digitais, sendo estes profissionais de enfermagem. A coleta de dados foi realizada entre os meses de março e maio de 2022 por meio de hashtags como estratégia de busca. Resultados: houve prevalência de livros digitais (30,0%), seguido de cursos online (26,6%). As áreas empreendidas e os conteúdos produzidos foram sobre cicatrização de feridas e curativos; capacitações gerais do campo da enfermagem; direito na enfermagem; empreendedorismo para enfermeiros; furo de orelha; atendimento obstétrico; atendimentos gerais de enfermagem; e preparatório para concurso. Conclusão: houve um aumento considerável de produtos divulgados via Instagram por profissionais da enfermagem repercutindo em uma maior visibilidade, autonomia e independência da categoria profissional.

 

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Biografia do Autor

Thalita Fernandes Madureira , Faculdade Santo Agostinho

Enfermeira, Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

Cláudio Luís de Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

Carolina dos Reis Alves, Faculdade Santo Agostinho

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Faculdade de Guanambi

Acadêmico do curso de graduação em Medicina pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Guanambi (FG/UNIGRAD). Discente do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) pela UNIMONTES. Professor da Escola Técnica de Saúde da UNIMONTES. Montes Claros (MG), Brasil.

Ingred Gimenes Cassimiro de Freitas, Faculdade Santo Agostinho

Enfermeira, Membro da Banca de Defesa do TCC, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

Rosana FrancieleBotelh o Ruas, Faculdade Santo Agostinho

Enfermeira, Orientadora da pesquisa, Professora Doutoranda do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros – Minas Gerais – Brasil.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

1.
Fernandes Madureira T, de Souza Santos CL, dos Reis Alves C, da Silva PLN, Freitas IGC de, Ruas RF o. Digital marketing profile of nursing professional ventures published via Instagram / Perfil mercadológico digital de empreendimentos de profissionais de enfermagem divulgados via Instagram. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de setembro de 2023 [citado 23º de dezembro de 2024];15:e-12270. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12270

Edição

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Artigo Original

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