Psychological and nursing assistance to the elderly in primary care
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1707-1718Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Adaptação Psicológica, Atenção Primária à Saúde, Humanização da Assistência, Saúde do Idoso.Resumo
Objetivo: Descrever o processo de assistência de enfermagem e também psicológica ao idoso na Atenção Primária. Método: Pesquisa descritiva de caráter bibliográfica. Foram analisados 22 artigos publicados entre os anos de 1998 a 2010. Resultados: A Estratégia Saúde da Família tem se configurado como um dos mais importantes referenciais da organização da Atenção Primária brasileira. A assistência de enfermagem é uma ação prática que, de acordo com a demanda da clientela, pode também ser reconhecida por uma dimensão não apenas biológica. As atividades que envolvem a Psicologia clínica vêm sendo ofertadas à Atenção Primária à Saúde oferecendo atendimento psicoterápico gratuito à população que a procura, fornecendo assim possibilidades de construção e intervenções diretas nas comunidades. Conclusão: Conclui-se que os cuidados a serem prestados a uma pessoa idosa devem visar à manutenção de seu estado de saúde, independência funcional e autonomia junto à família e à equipe multiprofissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.