The new cultural history as a methodology proposed for research in the nursing history field / A nova história cultural como proposta metodológica para pesquisas no campo da história da enfermagem

Autores

  • Erika Bicalho Almeida Unirio
  • Aline dos Santos da Silva unirio
  • Julieta Brites Figueiredo Unirio
  • Wellington Mendonça de Amorim Unirio
  • Luiz Henrique Chad Pellon Unirio

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.130-136

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Nova História Cultural, Roger Chartier.

Resumo

Objetivo: Discutir a utilização da Nova História Cultural como método para análise dos usos e costumes da enfermagem relacionados aos materiais impressos. Método: Pesquisa descritiva de natureza qualitativa, a partir da reflexão sobre os avanços teórico-metodológicos defendidos pelo historiador Chartier no campo da História Cultural. Para estabelecer nexos entre a Nova História Cultural, proposta pelo historiador, e a História da Enfermagem foram levantadas 02 teses e 03 dissertações produzidas no Laboratório de Abordagens Científicas na História da Enfermagem- LACENF/UNIRIO. Resultado: Os estudos apontaram que a metodologia proposta por Chartier está pautada na íntima relação entre representações e os efeitos produzidos pelas suas apropriações. Conclusão: As diferentes formas que adquirem o texto impresso ganham status de documento-objeto para os estudos da história cultural por permitirem que se tornem presentes um objeto, conceito ou pessoa ausente mediante sua substituição por uma imagem, capaz de representá-los adequadamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Bicalho Almeida, Unirio

Doutoranda do Programa de Doutorado em Enfermagem e Biociência da Unirio. Enfermeira do HU da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aline dos Santos da Silva, unirio

Mestranda. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Escola Alfredo Pinto,Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF). Laboratório de Abordagens Científicas na História da Enfermagem (LACENF). Laboratório de Pesquisas em História da Enfermagem (LAPHE). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Julieta Brites Figueiredo, Unirio

Doutoranda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Escola Alfredo Pinto, Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF). Laboratório de Abordagens Científicas na História da Enfermagem (LACENF). Rio de Janeiro, RJ. Brasil

Wellington Mendonça de Amorim, Unirio

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Departamento de Enfermagem em Saúde Pública. Laboratório de Abordagens Científicas na História da Enfermagem (LACENF). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Luiz Henrique Chad Pellon, Unirio

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Departamento de Enfermagem em Saúde Pública. Laboratório de Abordagens Científicas na História da Enfermagem (LACENF). Rio de Janeiro, RJ.

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Almeida EB, da Silva A dos S, Figueiredo JB, de Amorim WM, Pellon LHC. The new cultural history as a methodology proposed for research in the nursing history field / A nova história cultural como proposta metodológica para pesquisas no campo da história da enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 21º de novembro de 2024];10(1):130-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6001

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics