The new cultural history as a methodology proposed for research in the nursing history field / A nova história cultural como proposta metodológica para pesquisas no campo da história da enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.130-136Palabras clave:
História da Enfermagem, Nova História Cultural, Roger Chartier.Resumen
Objetivo: Discutir a utilização da Nova História Cultural como método para análise dos usos e costumes da enfermagem relacionados aos materiais impressos. Método: Pesquisa descritiva de natureza qualitativa, a partir da reflexão sobre os avanços teórico-metodológicos defendidos pelo historiador Chartier no campo da História Cultural. Para estabelecer nexos entre a Nova História Cultural, proposta pelo historiador, e a História da Enfermagem foram levantadas 02 teses e 03 dissertações produzidas no Laboratório de Abordagens Científicas na História da Enfermagem- LACENF/UNIRIO. Resultado: Os estudos apontaram que a metodologia proposta por Chartier está pautada na íntima relação entre representações e os efeitos produzidos pelas suas apropriações. Conclusão: As diferentes formas que adquirem o texto impresso ganham status de documento-objeto para os estudos da história cultural por permitirem que se tornem presentes um objeto, conceito ou pessoa ausente mediante sua substituição por uma imagem, capaz de representá-los adequadamente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.