The construction of educational practices against-hegemonicas: an analysis of the influence of health policies and programs / A construção de práticas educativas contra-hegemonicas: uma análise da influência de políticas e programas de saúde

Autores

  • Célia Maria Gomes Labegalini Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Bolsista de doutorado CAPES. E-mail: celia-labegalini-@hotmail.com http://orcid.org/0000-0001-9469-4872
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: vanessadenardi@hotmail.com http://orcid.org/0000-0003-1680-9165

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7461

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação Continuada, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar as políticas e programas que influenciaram a gestão municipal de saúde na ordenação das práticas de educação em saúde e educação na saúde. Método: Pesquisa social aplicada, qualitativa, desenvolvida em um município estado do Paraná-Brasil. A coleta e análise dos dados se deram por duas técnicas: pesquisa documental, com 47 documentos da gestão municipal; e entrevistas, com os 16 gestores municipais de saúde. A discussão seguiu as premissas contra-hegemônicas de Gramsci. Seguiram-se os preceitos éticos vigentes. Resultados: São influentes nas práticas educativas em saúde: Programa Saúde da Família, Política Nacional de Humanização, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, Pacto pela Saúde, Política Nacional de Promoção da Saúde, Núcleo de Apoio ao Saúde da Família e Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde. Conclusão: As políticas e programas apresentam-se como forças contra-hegemonicas, inserindo dialogicidade e problematização na saúde, contudo seu uso restringe-se ao âmbito da gestão.

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Biografia do Autor

Célia Maria Gomes Labegalini, Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Bolsista de doutorado CAPES. E-mail: celia-labegalini-@hotmail.com

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PSE/UEM. Mestre em Enfermagem pelo mesmo programa (2014-2015). Graduação/Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2010-2013). Integrante dos grupos de pesquisa: ?Núcleo de Estudos Avançados e Pesquisas sobre Envelhecimento: Perspectivas e Interfaces (NEAPE)? e ?Grupo de Estudos e Pesquisa de Práticas Educativas na Saúde (GEPPES)?. Professora afastada do curso de Enfermagem da Faculdade Alvorada de Maringá.  Bolsista de doutorado CAPES

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: vanessadenardi@hotmail.com

É graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de atenção básica, com ênfase em gestão em saúde e práticas educativas. É pesquisadora em práticas educativas nas interfaces com formação em saúde, desenvolvimento de recursos humanos, envelhecimento, lazer e sexualidade. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Saúde (GEPPES/CNPQ). Atualmente é docente na graduação e pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá , onde também ocupa o cargo de chefe adjunta do departamento.

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Publicado

2021-05-13 — Atualizado em 2021-06-01

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Como Citar

1.
Gomes Labegalini CM, Baldissera VDA. The construction of educational practices against-hegemonicas: an analysis of the influence of health policies and programs / A construção de práticas educativas contra-hegemonicas: uma análise da influência de políticas e programas de saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de junho de 2021 [citado 25º de novembro de 2024];13:72-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7461

Edição

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Artigo Original

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