The construction of educational practices against-hegemonicas: an analysis of the influence of health policies and programs / A construção de práticas educativas contra-hegemonicas: uma análise da influência de políticas e programas de saúde
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7461Palavras-chave:
Políticas públicas, Educação Continuada, Educação em Saúde.Resumo
Objetivo: Analisar as políticas e programas que influenciaram a gestão municipal de saúde na ordenação das práticas de educação em saúde e educação na saúde. Método: Pesquisa social aplicada, qualitativa, desenvolvida em um município estado do Paraná-Brasil. A coleta e análise dos dados se deram por duas técnicas: pesquisa documental, com 47 documentos da gestão municipal; e entrevistas, com os 16 gestores municipais de saúde. A discussão seguiu as premissas contra-hegemônicas de Gramsci. Seguiram-se os preceitos éticos vigentes. Resultados: São influentes nas práticas educativas em saúde: Programa Saúde da Família, Política Nacional de Humanização, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, Pacto pela Saúde, Política Nacional de Promoção da Saúde, Núcleo de Apoio ao Saúde da Família e Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde. Conclusão: As políticas e programas apresentam-se como forças contra-hegemonicas, inserindo dialogicidade e problematização na saúde, contudo seu uso restringe-se ao âmbito da gestão.
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