Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11755

Palavras-chave:

Adolescente, Saúde do adolescente, Doenças sexualmente transmissíveis, Educação sexual, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: analisar as evidências científicas acerca das práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência. Método: foi realizada uma revisão realista, utilizada para o embasamento de práticas e políticas de intervenção em realidades sociais complexas, em fevereiro de 2022 para responder à questão norteadora: quais são as práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência? Resultados: foram incluídos 17 estudos, dos quais emergiu o preceito teórico: práticas dialógicas e participativas a respeito das infecções sexualmente transmissíveis, realizadas em grupo, no ambiente escolar e de longa duração favorecem a adesão à participação nas atividades educativas e são mais bem recebidas e avaliadas pelos adolescentes. Conclusão: a revisão realista alcançou os seus propósitos em determinar: o que, como, para quem e em quais circunstâncias determinada intervenção funciona em um contexto social.

 

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Biografia do Autor

Lucas Vinícius de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá, Maringá - Paraná - Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9582-9641.

Gabriel Pavinati, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá, Maringá - Paraná - Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0289-8219.

Daniela Bulcão Santi, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá, Maringá - Paraná - Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8687-9877.

Célia Maria Gomes Labegalini, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem. Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí – Paraná - Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9469-4872.

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá, Maringá - Paraná - Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1680-9165.

Nelly Lopes de Moraes Gil, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Doenças Tropicais. Professora do Departamento de Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá, Maringá – Paraná - Brasil.

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

1.
Lima LV de, Pavinati G, Santi DB, Labegalini CMG, Baldissera VDA, Gil NL de M. Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 16º de novembro de 2022 [citado 19º de dezembro de 2024];14:e-11755. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11755

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