Paradigmatic influences on technical nursing education / Influências paradigmáticas na formação docente de nível técnico do enfermeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8045

Palavras-chave:

Educação, Educação Profissional, Educação Técnica em Enfermagem, Ecossistema.

Resumo

Objective: The objective of this work was to quantify the number of scientific publications on technical nursing education over 20 years (1996-2016) and discuss them in light of the ecosystem paradigm. Methods: This integrative literature review with a descriptive-exploratory approach was performed using the following online databases: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) [Virtual Health Library], Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) [Latin American and Caribbean Health Sciences Literature], MEDLINE, and Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências da Saúde (IBECS) [Health Sciences Spanish Bibliographical Index]. The sample consisted of five articles that were selected after applying inclusion and exclusion criteria. Descriptive statistical analysis was used to describe the selected articles. Collected data was subject to thematic content analysis. Results: The following category was elaborated: “The influence of the Cartesian model on technical nursing education”. Conclusion: There is an emerging need to rethink old paradigms and insert new conceptual perspectives on technical and vocational education to support the training of nurse technicians.

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Biografia do Autor

Saul Ferraz de Paula, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Licenciado em Enfermagem pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul- Campus Rio Grande. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Daize Duarte Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Licenciada em Serviço Social com habilitação para a educação básica e ensino profissional, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mestranda do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Márcia Cristina Souza Madeira Malta Pinto Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS

Doutoranda em Educação Ambiental – FURG; Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Fundamentos da Educação Popular e Ambiental – GEFEAP e do Grupo de Pesquisa em Educação Profissional – GPEPT. E-mail: marcia.madeira@riogrande.ifrs.edu.br

Juliane Scarton, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG). Brasil.

Sidiane Teixeira Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Especialista em Estratégia Saúde da Família – UFPEL. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira, Administradora Hospitalar, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do programa de Pós-graduação do Curso de Mestrado e Doutorado de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; Docente do programa de Pós graduação do Curso de Mestrado do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria; docente da Faculdade Anhanguera/Pelotas; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

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Publicado

2020-08-26

Como Citar

1.
de Paula SF, Sampaio DD, Pinto MCSMMP, Scarton J, Rodrigues ST, de Siqueira HCH. Paradigmatic influences on technical nursing education / Influências paradigmáticas na formação docente de nível técnico do enfermeiro. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de agosto de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];12:1187-93. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8045

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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