O TERMO NECESSIDADE DE SAÚDE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25pKeywords:
Cuidados de enfermagem, Necessidades e demanda de serviços, Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde.Abstract
INTRODUÇÃO
A inquietação para o estudo teve origem na vivência dos estágios curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem onde houve oportunidade de reconhecer diferentes ações do enfermeiro na assistência, em vários cenários de atenção à saúde. Conforme os cenários assistenciais mudavam, as ações profissionais eram diferentes, e se fundamentavam em formas também diferentes de conceber as necessidades de saúde das pessoas. O termo necessidade é um dos fundamentos da prática profissional de enfermagem, estando presente no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, quando trata dos princípios fundamentais, afirmando que o enfermeiro deve desenvolver ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população (COFEN, 2007). É possível reconhecer ainda que diferentes teorias de enfermagem apresentam concepções de necessidades, de forma implícita ou explícita, mediante perspectivas objetivas e subjetivas (TOCANTINS e SOUZA, 1997 e OLIVEIRA, 2002a).
OBJETIVOS
O presente estudo teve como objetivos: identificar a concepção de necessidade de saúde na literatura científica de enfermagem e analisar a concepção de necessidades de saúde que fundamenta as ações do enfermeiro em diversos cenários assistenciais, de acordo com a literatura.
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa exploratória que teve como estratégia metodológica a revisão bibliográfica de produções científicas no período de 2003 a 2008. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS). Para o acesso às produções foi estabelecido como descritores: Cuidados de enfermagem; Necessidades e demanda de serviços; e, Determinação de necessidades de cuidados de saúde. Considerando o resultado da busca nas Bases de Dados Bibliográficos, e excluindo as produções que aparecem repetidamente nas duas bases, o levantamento realizado permitiu identificar 12 artigos. Estes artigos foram analisados com abordagem qualitativa mediante a técnica análise de conteúdo, tendo como recurso uma matriz de análise. A discussão dos resultados ocorreu tendo por referência categorias teóricas de necessidades identificadas por Oliveira (2002a, 2002b): a ação de enfermagem fundamentada nas necessidades humanas básicas, as necessidades como resposta a estimulo de adaptação humana, necessidades humanas como expressão da ética e moral do homem, necessidade humana como construção subjetiva resultante dos processos de construção de significados.
RESULTADOS
Foram analisados 12 artigos, com predomínio de publicações da região sudeste, revistas originadas de universidades e quantidade de publicações significativamente maior no ano de 2007. Em relação ao cenário, houve predominância dos hospitais, com destaque para unidades de terapia intensiva. As ações de enfermagem situadas foram: verificar necessidade de cuidados de enfermagem, intervenção terapêutica, avaliação da demanda de trabalho. A concepção de necessidade mais destacada nos artigos, com base na classificação apresentada por OLIVEIRA (2002a, 2002b), foi: como resposta a estimulo de adaptação humana e como ações de enfermagem fundamentada nas necessidades humanas básicas. Neste sentido a produção cientifica na área da Enfermagem está centrada na concepção de necessidades de saúde numa perspectiva objetiva do processo saúde-doença. Esta concepção pode levar a perder de vista as necessidades de saúde e demandas de serviços com foco no coletivo apresentados por grupos da população. Segundo Oliveira (2008, p 210) “não basta criar um novo conhecimento é preciso que alguém se reconheça nele”. Esta idéia justifica que a enfermagem amplie seu olhar quanto às necessidades de saúde, para estabelecer uma relação entre as práticas de enfermagem e a satisfação das necessidades assistenciais. (TOCANTINS e SOUZA, 1997)
CONCLUSÃO
Constatou-se que o foco central das produções analisadas se refere à ação do enfermeiro junto ao paciente internado, concebendo necessidades de saúde tanto como resposta a estímulos de adaptação humana como orientadas pelas necessidades humanas básicas. Contudo, reconhece-se que a forma de se trabalhar em enfermagem, incluindo os cenários e as tecnologias envolvidas, deve contemplar o cuidado individual e o coletivo. Isto não significa negar a importância da satisfação das necessidades individuais, mas valorizar a ação profissional na perspectiva de desenvolver ações considerando os indivíduos como sujeitos ativos e capazes agir pela transformação de sua realidade, e desta forma aproximar a perspectiva subjetiva à do coletivo. Este estudo reforça a importância da reflexão sobre as concepções de necessidades na literatura científica de enfermagem a fim de se ultrapassar a dimensão biológica e normativa, voltada para a doença. Essa reflexão poderá subsidiar, entre outros, a construção de um cuidado que contemple a dimensão psicossocial e coletiva, considerando que a forma de se conceber necessidade está implícita nas ações desenvolvidas pelo enfermeiro.
REFERÊNCIAS
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM - COFEN.Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.Rio de Janeiro: COFEN, 2007.
OLIVEIRA D.C. A Categoria necessidades nas teorias de enfermagem: recuperando um conceito, R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p.47-52, jan. /abr.2002.a
OLIVEIRA D.C. Revendo a Categoria Necessidades Humanas nas Teorias de Enfermagem, R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, v.10, n.3, p.231-236, set. /dez.2002.b
OLIVEIRA D.C. As necessidades humanas e de saúde e sua apropriação no campo da enfermagem em saúde coletiva. In: SANTOS, Iraci et al. Enfermagem e campos de prática em saúde coletiva. São Paulo: Atheneu, 2008.
TOCANTINS, Florence Romijn e SOUZA, Elvira de Felice. O agir do enfermeiro em uma unidade básica de saúde: Analise compreensiva das necessidades e demandas. Esc Anna Nery Rev Enferm . v. 1, n. especial de lançamento, p. 143-159, julho de 1997.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.