O PAPEL DA ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE QUEIMADURAS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25pAbstract
Autores:
Marja Ribeiro da Silva dos Santos OliveiraDaniela Souza da Silva
Viviane Brasil Amaral dos Santos Coropes
Professora Orientadora:
Denise Sória
Descritores: Frostbite, parestesia e sunburn
INTRODUÇÃO
Queimaduras são lesões tissulares resultantes de uma transferência de energia de uma fonte de calor para o corpo, através de condução direta ou radiação eletromagnética. A maioria das queimaduras ocorrem nas residências e é de pequena gravidade, e menos de 5% dos casos são graves. Há muitos fatores a serem considerados quando se avalia a sua gravidade e a melhor forma de tratá-la, sendo necessária a determinação de sua causa, profundidade, localização anatômica, extensão e análise de algumas particularidades do paciente.
OBJETIVOS
Traçamos como objetivo deste estudo, descrever o protocolo de atendimento às vítimas de queimaduras descrito na literatura e discutir a conduta de enfermagem no atendimento emergencial às vítimas de queimaduras, ou seja, após a entrada do paciente no hospital, visto a grande importância da agilidade e iniciativa do enfermeiro nestes atendimentos, onde o tempo pode figurar como um dos principais inimigos, já que é essencial para o sucesso na recuperação total da vítima.
METODOLOGIA
O estudo é do tipo qualitativo e descritivo.
RESULTADOS
Permitir ao enfermeiro orientar o paciente, a pensar positivamente a cerca de si mesmo, promovendo a capacidade de redirecionar a atenção dos outros ao corpo cicatrizado para o que existe dentro do indivíduo, procurando também demonstrar e explicar os procedimentos dos cuidados das feridas a serem continuados após a alta.
CONCLUSÕES
O papel do enfermeiro é fundamental na educação em saúde, pois esta, encontra-se intimamente relacionada à reabilitação do queimado quando se prepara para retomar um lugar produtivo na sociedade, uma vez que esta ajuda o paciente na transição da dependência em relação à equipe de enfermagem para a independência, ajudando-o a elaborar métodos para comunicar aos outros suas necessidades e capacidades funcionais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- PIRES, Marco Túlio Baccarini. Erazo: Manual de Urgências em Pronto Socorro; 4. ed; Rio de Janeiro: Editora Médica e Científica Ltda; 1993.
2- GOMES, Dino R.; SERRA, Maria Cristina; PELLON, Marco A.. Queimaduras; 1. ed; Rio de Janeiro: Editora Revinter; 1995.
3- FORTES, Júlia Ikeda; Enfermagem Em Emergências; 2. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária; 1986.
4- WARNER, Carmem Germaine; R. N.; R. H. N.. Enfermagem em Emergências; 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda; 1980.
5- SUDAITH, Doris Smith; Prática de Enfermagem; 5. ed. Vol. 2. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S. A.; 1994.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.