NURSING DIAGNOSIS IN THE PERCEPTION OF NURSING UNDERGRADUATES
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2964-2972Abstract
Objetivo: Conhecer as percepções de graduandos em enfermagem sobre o Diagnóstico de Enfermagem. Método: Pesquisa exploratória descritiva qualitativa desenvolvida em uma universidade regional do noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil, em 2010. Os sujeitos foram 10 graduandos de um curso de Enfermagem. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 10 perguntas abertas. A análise dos dados foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Respeitaram-se os aspectos éticos. Resultados: Emergiram duas ideias centrais: Ensino do diagnóstico de enfermagem e Aplicabilidade do diagnóstico de enfermagem. O diagnóstico de enfermagem deixou os estudantes motivados a aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos para desenvolvimento de raciocínio clínico e a construírem uma visão crítica sobre a prática. Existe uma preocupação com o uso limitado na assistência. Conclusão: O diagnóstico de enfermagem trouxe benefícios na aprendizagem dos estudantes, entretanto, a transposição para a prática clinica carece de oportunidade de aplicação. Descritores: Processos de Enfermagem, Ensino, Estudantes de Enfermagem, Aprendizagem, Diagnóstico de Enfermagem.
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