NURSING DIAGNOSIS IN THE PERCEPTION OF NURSING UNDERGRADUATES

Autores/as

  • Marcos Barragan da Silva
  • Raquel de Souza Ramser Ceretta
  • Carmen Lúcia Zuse
  • Rosane Teresinha Fontana

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2964-2972

Resumen

Objetivo: Conhecer as percepções de graduandos em enfermagem sobre o Diagnóstico de Enfermagem. Método: Pesquisa exploratória descritiva qualitativa desenvolvida em uma universidade regional do noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil, em 2010. Os sujeitos foram 10 graduandos de um curso de Enfermagem. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 10 perguntas abertas. A análise dos dados foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Respeitaram-se os aspectos éticos. Resultados: Emergiram duas ideias centrais: Ensino do diagnóstico de enfermagem e Aplicabilidade do diagnóstico de enfermagem. O diagnóstico de enfermagem deixou os estudantes motivados a aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos para desenvolvimento de raciocínio clínico e a construírem uma visão crítica sobre a prática. Existe uma preocupação com o uso limitado na assistência. Conclusão: O diagnóstico de enfermagem trouxe benefícios na aprendizagem dos estudantes, entretanto, a transposição para a prática clinica carece de oportunidade de aplicação. Descritores: Processos de Enfermagem, Ensino, Estudantes de Enfermagem, Aprendizagem, Diagnóstico de Enfermagem.

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Biografía del autor/a

Marcos Barragan da Silva

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Endereço: Rua Carmem Miranda, 165, Esteio/RS.

Raquel de Souza Ramser Ceretta

Enfermeira. Aluna do Curso de Especialização em Unidade de Terapia intensiva da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Santo Ângelo/RS. 

Carmen Lúcia Zuse

Enfermeira da Fundação de Atendimento Sócio Educativo do RS – FASE. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho.

Rosane Teresinha Fontana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Santo Ângelo/RS. 

Publicado

2012-05-01

Cómo citar

1.
Silva MB da, Ceretta R de SR, Zuse CL, Fontana RT. NURSING DIAGNOSIS IN THE PERCEPTION OF NURSING UNDERGRADUATES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de mayo de 2012 [citado 21 de noviembre de 2024];4(2):2964-72. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1843

Número

Sección

Artículo original

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