SERVICE FOR ELDERLY IN PRIMARY CARE HEALTH: SOCIAL REPRESENTATIONS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3443-3452Keywords:
Avaliação, Atendimento, IdosoAbstract
Objetivo: Avaliar o atendimento oferecido ao idoso na atenção básica na perspectiva das representações sociais. Método: Estudo exploratório em uma abordagem qualitativa realizado com setenta idosos atendidos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rangel II, em João Pessoa-Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos foram analisados com o auxilio do software Alceste e interpretados no aporte teórico das representações sociais. Resultados: Os resultados apontaram duas classes ou categorias: a) dimensões sócio-afetivas representadas, por: atendimento ruim, devagar e cabelos brancos; b) experiências com o serviço: aceitar, bom, médico, atendimento, bem, envelhecimento, experiência e pouco. Conclusão: os idosos avaliam o atendimento com conteúdos negativos salientados nas falas: falta de atendimento das necessidades reais dos idosos; distanciamento dos idosos do serviço; pouca interação do usuário com o serviço e não utilização da estratégia de acolhimento. Este último aspecto é hoje uma das ferramentas mais importantes a ser utilizada nas Estratégias de Saúde da Família.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.