SERVICE FOR ELDERLY IN PRIMARY CARE HEALTH: SOCIAL REPRESENTATIONS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3443-3452Palabras clave:
Avaliação, Atendimento, IdosoResumen
Objetivo: Avaliar o atendimento oferecido ao idoso na atenção básica na perspectiva das representações sociais. Método: Estudo exploratório em uma abordagem qualitativa realizado com setenta idosos atendidos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rangel II, em João Pessoa-Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos foram analisados com o auxilio do software Alceste e interpretados no aporte teórico das representações sociais. Resultados: Os resultados apontaram duas classes ou categorias: a) dimensões sócio-afetivas representadas, por: atendimento ruim, devagar e cabelos brancos; b) experiências com o serviço: aceitar, bom, médico, atendimento, bem, envelhecimento, experiência e pouco. Conclusão: os idosos avaliam o atendimento com conteúdos negativos salientados nas falas: falta de atendimento das necessidades reais dos idosos; distanciamento dos idosos do serviço; pouca interação do usuário com o serviço e não utilização da estratégia de acolhimento. Este último aspecto é hoje uma das ferramentas mais importantes a ser utilizada nas Estratégias de Saúde da Família.Descargas
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