Comunicando publicação de livros de enfermagem – destaques substantivos e adjetivos

Authors

  • Vilma Carvalho Universidade Federal do rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.%25p

Abstract

Em nossos dias de III Milênio não é muito fácil falar da utilidade do uso de livros na educação superior, mormente no campo das profissões ditas científicas, onde a pesquisa na busca de resultados confiáveis já atingiu a objetividade do conhecimento com plena consideração em suas marcas devidamente registradas. No entanto, embora as profissões da saúde tenham a utilidade social como demarcação, nem todas conseguiram alcançar plenamente os termos e regras da objetividade científica e, assim, assegurar os critérios epistemológicos para justificar a verdade alcançada e, com isso, a credibilidade devida à consideração entendida e assumida universalmente. E a Enfermagem mesmo proposta entre as “ciências da saúde” (Brasil II/ PBDCT 1974) ainda não conseguiu ultrapassar os limites epistêmicos de “ciência em construção”. Com isso, as investigações em âmbito de prestar cuidados de enfermagem aos clientes, seus familiares e a comunidade como um todo se arrastam, às vezes à margem de uma assistência de qualidade. 

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Author Biography

Vilma Carvalho, Universidade Federal do rio de Janeiro

Professora Emérita da Universidade Federal do rio de Janeiro. Coordenadora do grupo de Pesquisa LEPISTEME da UFRJ-EEAN

Published

2014-04-01

How to Cite

1.
Carvalho V. Comunicando publicação de livros de enfermagem – destaques substantivos e adjetivos. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2014Apr.1 [cited 2024Jul.4];6(2). Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3760

Issue

Section

Editorial

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