Comunicando publicação de livros de enfermagem – destaques substantivos e adjetivos

Autores/as

  • Vilma Carvalho Universidade Federal do rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.%25p

Resumen

Em nossos dias de III Milênio não é muito fácil falar da utilidade do uso de livros na educação superior, mormente no campo das profissões ditas científicas, onde a pesquisa na busca de resultados confiáveis já atingiu a objetividade do conhecimento com plena consideração em suas marcas devidamente registradas. No entanto, embora as profissões da saúde tenham a utilidade social como demarcação, nem todas conseguiram alcançar plenamente os termos e regras da objetividade científica e, assim, assegurar os critérios epistemológicos para justificar a verdade alcançada e, com isso, a credibilidade devida à consideração entendida e assumida universalmente. E a Enfermagem mesmo proposta entre as “ciências da saúde” (Brasil II/ PBDCT 1974) ainda não conseguiu ultrapassar os limites epistêmicos de “ciência em construção”. Com isso, as investigações em âmbito de prestar cuidados de enfermagem aos clientes, seus familiares e a comunidade como um todo se arrastam, às vezes à margem de uma assistência de qualidade. 

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Biografía del autor/a

Vilma Carvalho, Universidade Federal do rio de Janeiro

Professora Emérita da Universidade Federal do rio de Janeiro. Coordenadora do grupo de Pesquisa LEPISTEME da UFRJ-EEAN

Publicado

2014-04-01

Cómo citar

1.
Carvalho V. Comunicando publicação de livros de enfermagem – destaques substantivos e adjetivos. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de abril de 2014 [citado 4 de julio de 2024];6(2). Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3760

Número

Sección

Editorial

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