Health education and humanized practice of nursing at intensive care units: bibliometric study

Authors

  • Rodrigo Euripedes da Silveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Divanice Contim Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2113-2122

Keywords:

Enfermagem, Educação em Saúde, Humanização da Assistência, UTI.

Abstract

OBJETIVO:Abordar a participação do Enfermeiro enquanto principal cuidador e educador em saúde inserido na UTI. MÉTODOS: Estudo descritivo de recorte transversal (2003-2010), enquanto Investigação Bibliométrica realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE. RESULTADOS: As publicações ocorreram predominantemente nos estados do Rio de Janeiro e Paraná, na base LILACS (80%), com autores enfermeiros (87%) e doutores (32%).  A humanização na UTI é uma tarefa complexa por vários motivos, como elevado número de atividades que o enfermeiro executa na UTI, reduzindo seu tempo de convívio com paciente e familiares, bem como para um treinamento adequado de sua equipe. CONCLUSÃO:Ainda é incipiente a abordagem destes temas na literatura, sobremaneira aqueles que associam educação em saúde e humanização à prática do enfermeiro trabalhador de UTI, constituindo-se em um relevante e ainda inexplorado campo de investigação.

DESCRITORES: Enfermagem, Educação em Saúde, Humanização da Assistência, UTI.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Euripedes da Silveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Mestrando em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE).

Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 Enfemeira Obstetra, doutora em Ciências. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM.

Published

2015-01-01

How to Cite

1.
da Silveira RE, Contim D. Health education and humanized practice of nursing at intensive care units: bibliometric study. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2015Jan.1 [cited 2024Nov.22];7(1):2113-22. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1589

Issue

Section

Review

Plum Analytics