Health education and humanized practice of nursing at intensive care units: bibliometric study
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2113-2122Keywords:
Enfermagem, Educação em Saúde, Humanização da Assistência, UTI.Abstract
OBJETIVO:Abordar a participação do Enfermeiro enquanto principal cuidador e educador em saúde inserido na UTI. MÉTODOS: Estudo descritivo de recorte transversal (2003-2010), enquanto Investigação Bibliométrica realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE. RESULTADOS: As publicações ocorreram predominantemente nos estados do Rio de Janeiro e Paraná, na base LILACS (80%), com autores enfermeiros (87%) e doutores (32%). A humanização na UTI é uma tarefa complexa por vários motivos, como elevado número de atividades que o enfermeiro executa na UTI, reduzindo seu tempo de convívio com paciente e familiares, bem como para um treinamento adequado de sua equipe. CONCLUSÃO:Ainda é incipiente a abordagem destes temas na literatura, sobremaneira aqueles que associam educação em saúde e humanização à prática do enfermeiro trabalhador de UTI, constituindo-se em um relevante e ainda inexplorado campo de investigação.
DESCRITORES: Enfermagem, Educação em Saúde, Humanização da Assistência, UTI.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.