PRIMARY HEALTH CARE’S NURSES IN THE PROMOTION OF BREASTFEEDING

Autores/as

  • Patricia Helena Queiroz Prefeitura Municipal de Americana
  • Antonieta Keiko Shimo UNICAMP
  • Marcia Regina Nozawa UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1879%201888

Palabras clave:

Aleitamento Materno, Papel do Profissional de Enfermagem, Saúde Pública.

Resumen

Objetivos: estudar o perfil de enfermeiras da rede básica de um município paulista e sua participação em atividades de promoção ao Aleitamento Materno (AM). Método: estudo de caráter exploratório descritivo, sendo a coleta de dados realizada por entrevistas semi-estruturadas. Resultados: amostra foi composta por 90,5% de mulheres que responderam não haver participado de capacitação recente em AM, repassando os conhecimentos adquiridos durante sua formação. Adultos jovens, 62% graduaram-se há apenas dois anos e para 81% esta é a primeira experiência profissional. A consulta às gestantes foi mencionada por 95,2% das enfermeiras, mas apenas 38,1% referiram atendimento puerperal. Conclusão: As enfermeiras percebem que suas ações a favor da amamentação são mais efetivas que outros componentes da equipe,mas o acúmulo de funções relatadas parece acarretar em  falta de tempo para exercê-las adequadamente.


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Biografía del autor/a

Patricia Helena Queiroz, Prefeitura Municipal de Americana

Enfermeira Pediatrica pela UNIFESP, Mestre em Enfermagem e Trabalho pela FCM/UNICAMP. Asssessora Executiva da Secretaria de Saúde de Americana.

Antonieta Keiko Shimo, UNICAMP

Marcia Regina Nozawa, UNICAMP

Márcia Regina Nozawa: Professor Associado. Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, SP. E-mail: nozawa@unicamp.br

Publicado

2011-04-14

Cómo citar

1.
Queiroz PH, Shimo AK, Nozawa MR. PRIMARY HEALTH CARE’S NURSES IN THE PROMOTION OF BREASTFEEDING. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14 de abril de 2011 [citado 22 de julio de 2024];3(2):1879 1888. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1406

Número

Sección

Artículo original

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