PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE LOS CASOS DE CÁNCER DE PÁNCREAS EN LA REGIÓN METROPOLITANA DE RECIFE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v18.14307

Palabras clave:

Neoplasias Pancreáticas, Epidemiología, Páncreas

Resumen

Objetivo: Describir el perfil clínico y epidemiológico de los casos de cáncer de páncreas en residentes de la Región Metropolitana de Recife tratados en un Hospital Universitario. Metodología: Investigación descriptiva retrospectiva con un enfoque cuantitativo. La recolección de datos ocurrió en marzo de 2025 a través de historias clínicas. Resultados: Se registraron 79 casos. Se identificó un predominio de pacientes masculinos (56%), raza mixta (59,5%), con una edad media de 61,6 años. La mayoría tenía antecedentes de consumo de tabaco y alcohol. En cuanto a los diversos hallazgos clínicos, 39 cánceres se originaron en la cabeza del páncreas, del tipo adenocarcinoma (41,8%; n = 33), y la base más importante para el diagnóstico fue la histología (55,7%). Aproximadamente el 40,5% de los pacientes presentaron metástasis. La modalidad de tratamiento más utilizada fue la quimioterapia (27,8%). Conclusión: El análisis reveló un aumento en los diagnósticos de cáncer de páncreas a lo largo de los años.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Quézia Querem Nascimento Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Graduada em Enfermagem Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV).

Carlos Antonio de Lima Filho, Hospital Otavio de Freitas

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (2024). Especialização em andamento em Enfermagem em Pneumologia pelo Hospital Otávio de Freitas (HOF), através do programa de residência em área profissional de saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Viviane de Araújo Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco(PPGIT-UFPE) (2011-2015) com área de concentração em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica. Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2001.1-2004.2). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (2007-2009). Especialista na área de Enfermagem em Cardiologia pelo Programa de Residência de Enfermagem da Secretaria de Saúde de Pernambuco (2005-2008). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela FACISA (2006-2007). Especialista em Saúde Pública com ênfase em Gestão e Saúde da Família pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças/ Universidade de Pernambuco (2005-2007). Especialista na área de Enfermagem em Urgência e Emergência pelo Instituto Nacional de Ensino Superior - INESP (2007-2008). Atuou como Enfermeira assistencial na Emergência Geral de Adultos do Hospital da Restauração - PE (2006-2009). Atualmente exerce o cargo de Professora Associada Classe 2 do Núcleo de Enfermagem na Universidade Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão, onde coordena e ministra as disciplinas de Administração em Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Ética e Bioética e atua como Coordenadora de Estágio Curricular - Área Hospitalar (Desde 2016). Atuou como Coordenadora Pedagógica do Programa de Residência de Enfermagem do Hospital Barão de Lucena (2011-2012) É Docente do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde do CAV/UFPE; Docente do Programa de Residência Multi e Uniprofissional UFPE, onde ministra e coordena a disciplina de Ética e Bioética, colabora na disciplina de Metodologia da Pesquisa. É Docente da Especialiação Lato Sensu em Nutrição Hospitalar UFPE, onde ministra as disciplinas de Ética e Bioética e Biossegurança e Segurança do paciente. Membro titular da Comissão de Combate ao Abandono e Maus-tratos de Animais na UFPE. Membro do Comitê Geral de Ergonomia da UFPE. Membro do colegiado do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Hospital das Clínicas UFPE/EBSERH - Programa de Saúde Renal e Programa de Saúde do Idoso.

Simara Lopes Cruz Damázio, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Possui graduação em Fonoaudiologia - Institutos Paraibanos de Educação (2004), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães - IAM/Fiocruz (2022). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco na área de Saúde do Trabalhador. Membro Efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Membro da ABRASCO e tem experiência na área de saúde coletiva, qualidade em saúde e segurança do paciente, recursos humanos em saúde, economia da saúde, saúde do trabalhador e meio ambiente com subáreas de atuação em análise ambiental, territorial e de saúde decorrentes de uso de agrotóxicos e/ou produtos químicos, produção de produtivos orgânicos, agroecologia familiar, arranjos produtivos locais, qualidade da água para consumo humano, plano de segurança da água, acidentes de trânsito, trabalho infantil, trabalho escravo, tráfico de pessoas. Na área de telessaúde tem interesse em educação a distância (EAD), informática em saúde. É pesquisador do Ministério da Saúde, coordenando atividades no Centro Colaborador UFPE-MS, Vice coordenadora do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde (UNA-SUS/UFPE) e Coordenadora do Programa de Educação para o Trabalho (PET) na área de Vigilância em Saúde (acidentes de trânsito). Premiada por iniciativas de trabalho com comunidades rurais pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Eduardo Côrte-Real Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em MEDICINA pela FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA (2013). Já atuaou como médico nos programas do Governo Federal: PROVAB (Programa de Valorização da Atenção Básica), PROGRAMA MAIS MÉDICOS e PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL. Também possui vasta experiência em atendimento de urgência e emergência em diversos hospitais de inúmeros municípios de PE (Pernambuco). Possui Título de Especialista em Medicina da Família e Comunidade pela SBMFC/AMB

Amanda Tavares Xavier, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Enfermeira (2012). Doutora (2022) e Mestre (2017) em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (PPGCS/FMC/ICB/UPE). Especialista em Enfermagem em Clínica Cirúrgica (2015), modalidade Residência, pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV/SES/PE); em Didática para o Ensino de Enfermagem (2021) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); em Gestão de Serviços de Saúde (2023) pela FAVENI; e MBA Executivo em Gestão da Saúde pela FPS/IMIP.Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV/UFPE) e líder do Grupo de Pesquisa em Inovação na Educação e Assistência em Saúde (GIEAS/UFPE/CAV/CNPq). É associada à Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC).Possui experiência assistencial, de gestão e de ensino na graduação e pós-graduação, com atuação concentrada em Enfermagem Cirúrgica, Segurança do Paciente, Doenças Negligenciadas e Gestão em Serviços de Saúde

Maria da Conceição Cavalcanti de Lira, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Doutora em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFPE (2017), Mestra em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP (2007), Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco - UPE (2003) e Bacharel em Enfermagem pela Fundação do Ensino Superior de Olinda (1993). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória - CAV/UFPE, Pesquisadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Infectologia da Universidade Federal de Pernambuco (NEPAI-HC) e Membro efetivo do Comitê de Ergonomia do Hospital das Clínicas da UFPE/EBSERH.

Citas

Cavalcante JAG, Batista LM, Assis TS. Câncer de mama: perfil epidemiológico e clínico em um hospital de referência na Paraíba. SANARE. [Internet]. 2021 [acesso em 19 agosto 2025];20(1). Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1546.

Santos MO, Lima FCS, Martins LFL, Oliveira JFP, Almeida LM, Cancela MC. Estimativa de incidência de câncer no Brasil, 2023-2025. Rev Bras Cancerol. [Internet]. 2023 [acesso em 19 agosto 2025];69(1):e213700. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3700.

Santana LMA, Pondé AAGPG, Simões MLA, Rodrigues ARSP. Perfil epidemiológico dos casos de câncer de pâncreas na região nordeste do Brasil entre 2014 e 2023. J Health Biol Sci. [Internet]. 2025 [acesso em 19 agosto 2025];13(1):e5404. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/jhbs/article/view/5404.

Silva WCF, Lima AGS, Silva HVC, Santos RA. Perfil clínico-epidemiológico e sobrevida global em pacientes com adenocarcinoma de pâncreas em um hospital de referência em oncologia. Rev Bras Cancerol. [Internet]. 2021 [acesso em 19 agosto 2025];67(1):e16967. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/967.

Kuiava VA, Chielle EO. Epidemiologia do câncer de pâncreas na região sul do Brasil: estudo da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Rev Aten Saúde. [Internet]. 2018 [acesso em 19 agosto 2025];16(56). Disponível em: https://doi.org/10.13037/ras.vol16n56.4944.

Bontempo L, Jácome GC, Bitencourt EL. Perfil epidemiológico do câncer de pâncreas na região Norte do Brasil no período de 2010 a 2018. Rev Patol Tocantins. [Internet]. 2019 [acesso em 19 agosto 2025];6(2). Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2019v6n2p20.

Benchimol EI, Smeeth L, Guttman A, Harron K, Moher D, Petersen I, et al. The reporting of studies conducted using observational routinely collected health data (RECORD) statement. PLoS Med. [Internet]. 2015 [cited 2025 aug 19];12(10):e1001885. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1001885.

Monteiro MJ, Sakae TM. Survival analysis of patients with pancreatic cancer. Rev Soc Bras Clin Med. [Internet]. 2021 [acesso em 19 agosto 2025];19(1). Disponível em: http://www.sbcm.org.br/ojs3/index.php/rsbcm/article/view/785.

Koyanagi YN, Ito H, Matsuo K, Sugawara Y, Hidaka A, Sawada N, et al. Smoking and pancreatic cancer incidence: a pooled analysis of 10 population-based cohort studies in Japan. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. [Internet]. 2019 [cited 2025 aug 19];28(8). Available from: https://doi.org/10.1158/1055-9965.epi-18-1327.

Pang Y, Holmes MV, Guo Y, Yang L, Bian Z, Chen Y, et al. Smoking, alcohol, and diet in relation to risk of pancreatic cancer in China: a prospective study of 0.5 million people. Cancer Med. [Internet]. 2018 [cited 2025 aug 19];7(1). Available from: https://doi.org/10.1002/cam4.1261.

Oliveira RM, Santos JLF, Furegato ARF. Prevalência e perfil de fumantes: comparações na população psiquiátrica e na população geral. Rev Latino-Am Enfermagem. [Internet]. 2019 [acesso em 19 agosto 2025];27:e3149. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2976.3149.

Qiu M, Qiu H, Jin Y, Wei X, Zhou Y, Wang Z, et al. Pathologic diagnosis of pancreatic adenocarcinoma in the United States: its status and prognostic value. J Cancer. [Internet]. 2016 [cited 2025 aug 19];7(6):694-701. Available from: https://doi.org/10.7150/jca.14185.

Romano G, Agrusa A, Galia M, Di Buono G, Chianetta D, Sorce V, et al. Whipple’s pancreaticoduodenectomy: surgical technique and perioperative clinical outcomes in a single center. Int J Surg. [Internet]. 2015 [cited 2025 aug 19];21(Suppl 1):S68-71. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2015.06.062.

Mariano MET, Silva FB, Pimentel EA, Velten IR, Cabellino LF, Fonseca GB, et al. Perfil epidemiológico da neoplasia maligna de pâncreas em adultos no Brasil entre 2017 e 2022. Braz J Implantol Health Sci. [Internet]. 2023 [acesso em 19 agosto 2025];5(5). Disponível em: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p6444-6453.

Rawla P, Sunkara T, Gaduputi V. Epidemiology of pancreatic cancer: global trends, etiology and risk factors. World J Oncol. [Internet]. 2019 [cited 2025 aug 19];10(1). Available from: https://doi.org/10.14740/wjon1166.

Jomrich G, Gruber ES, Winkler D, Hollenstein M, Gnant M, Sahora K, et al. Systemic immune-inflammation index (SII) predicts poor survival in pancreatic cancer patients undergoing resection. J Gastrointest Surg. [Internet]. 2020 [cited 2025 aug 19];24(3). Available from: https://doi.org/10.1007/s11605-019-04187-z.

Lima Filho CA, Silva MVB, Bernardino AO, Vieira CM, Nunes AMB, Souza KRF, et al. Profile of exogenous drug intoxications in the northeast region of Brazil. Res Soc Dev. [Internet]. 2022 [acesso em 19 agosto 2025];11(14):e279111436371. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36371.

Guimarães MAS, Santos DMC, Almeida JS, Lima-Júnior JRM, Silva IBS, Sardinha AHL. Qualidade de vida de pacientes com câncer do trato gastrointestinal em um hospital oncológico. Rev Baiana Saúde Pública. [Internet]. 2022 [acesso em 19 agosto 2025];46(3). Disponível em: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2022.v46.n3.a3654.

Jomar RT, Velasco NS, Mendes GLQ, Guimarães RM, Fonseca VAO, Meira KC. Fatores associados ao tempo para submissão ao primeiro tratamento do câncer de mama. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2023 [acesso em 19 agosto 2025];28(7). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232023287.14982022.

Costa IGM, Martinho IP, Bezerra ALM, Facci Segundo RT, Travassos VS, Porto CF, et al. Análise epidemiológica da neoplasia maligna de pâncreas no Brasil: internações, óbitos e taxa de mortalidade. Braz J Implantol Health Sci. [Internet]. 2024 [acesso em 19 agosto 2025];6(7). Disponível em: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n7p1007-1021.

Morais V, Pescador MVB, Broch LR, Mantovani D, Yurk TC, Takemura AM. Perfil clínico e epidemiológico do câncer de pâncreas no Paraná no período de 2010 a 2018. Res Soc Dev. [Internet]. 2023 [acesso em 19 agosto 2025];12(4):e29512441302. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i4.41302.

Vlavcheski F, O’Neill EJ, Gagacev F, Tsiani E. Effects of berberine against pancreatitis and pancreatic cancer. Molecules. [Internet]. 2022 [cited 2025 aug 19];27(23):8630. Available from: https://doi.org/10.3390/molecules27238630.

Lee M, Kwon W, Kim H, Byun Y, Han Y, Kang JS, et al. The role of location of tumor in the prognosis of pancreatic cancer. Cancers (Basel). [Internet]. 2020 [cited 2025 aug 19];12(8):2036. Available from: https://doi.org/10.3390/cancers12082036.

Leonhardt CS, Stamm T, Hank T, Prager G, Strobel O. Defining oligometastatic pancreatic cancer: a systematic review and critical synthesis of consensus. ESMO Open. [Internet]. 2023 [cited 2025 aug 19];8(6):102067. Available from: https://www.esmoopen.com/article/S2059-7029(23)01308-X/fulltext.

McDonald OG. The biology of pancreatic cancer morphology. Pathology. [Internet]. 2022 [cited 2025 aug 19];54(2). Available from: https://doi.org/10.1016/j.pathol.2021.09.012.

Moura GKMO, Almeida LR, Sousa JFS, Silva MR, Santos ALC. Perspectivas do enfrentamento do câncer em casos de pacientes com diagnósticos tardios. Rev Ibero-Am Hum Ciênc Educ. [Internet]. 2025 [acesso em 19 agosto 2025];11(1). Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18001.

Kisling SG, Natarajan G, Pothuraju R, Shah A, Batra SK, Kaur S. Implications of prognosis-associated genes in pancreatic tumor metastasis: lessons from global studies in bioinformatics. Cancer Metastasis Rev. [Internet]. 2021 [cited 2025 aug 19];40(3). Available from: https://doi.org/10.1007/s10555-021-09991-1.

Publicado

2026-01-01

Cómo citar

1.
Barbosa QQN, Lima Filho CA de, Gouveia V de A, Damázio SLC, Lira EC-R, Xavier AT, Lira M da CC de. PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE LOS CASOS DE CÁNCER DE PÁNCREAS EN LA REGIÓN METROPOLITANA DE RECIFE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de enero de 2026 [citado 12 de enero de 2026];18:e-14307. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/14307

Número

Sección

Artículo original

Artículos más leídos del mismo autor/a

Plum Analytics