EVALUACIÓN DEL RIESGO Y PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO Y CLÍNICO DE PACIENTES CON LESIONES POR PRESIÓN HOSPITALIZADOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.14500

Resumen

Objetivo: descrever as características sociodemográficas e clínicas dos pacientes com risco de lesão por pressão hospitalizados em uma unidade de clínica médica. Método: estudo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa. Foram coletados dados de 100 histórias clínicas entre os meses de abril a junho de 2025. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva. Resultados: a mediana de idade da exibição foi de 62,5 anos, os 41% dos pacientes foram encontrados no grupo de idade de 60 a 70 anos, os 54% eram do sexo masculino e os 49% não apresentaram risco de lesão segundo a Escala de Braden. A prevalência de lesão por pressão foi de 27%, localizando a prefeitura na região sacra (44,4%) e no estádio 2 (48,1%). Conclusão: conclui-se que a assistência na clínica médica requer a implementação de protocolos de prevenção fundamentais para reduzir a incidência desta complicação, diminuir o tempo de hospitalização e os custos hospitalares, garantindo uma atenção de enfermeria mais segura e qualificada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Cardoso Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Biológicas. Chefe do Setor de Fisioterapia - HUPE-UERJ.

Julia Vianna Souza Grillo, Universidade do estado do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bolsista do Projeto de Extensão Catavento do Cuidado. Voluntária do Pibic sobre A abordagem integral da saúde da criança com síndrome de Down (SD) no eixo transversal da formação curricular da graduação em enfermagem. Voluntária do Projeto de Alegria Contagia, trabalhando com crianças e adolescentes, com o objetivo usar do lúdico para diminuir a dor durante a vivência no ambiente hospitalar. Voluntária no Projeto de Extensão Pintando o Sete: Prevenção de Acidentes na Infância. Além disso, sou vice presidente da Liga Acadêmica de Estomaterapia UERJ - LAEsto.

Bianca Campos Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Enfermagem.

Cristiano Bertolossi Marta, UNiversidade do Estado do Rio de Janeiro

Possuo Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), Especialização em Avaliação Econômica em Saúde pela Universidade de Brasília / Ministério da Saúde (2024). Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Membro permanente do Mestrado Profissional de Física Médica do Departamento de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis). Conselheiro Diretor do Conselho Regional de Enfermagem - seção Rio de Janeiro (Gestão 2024-2026). Coordenador da Câmara Técnica Gestão de Projetos de Investimento e Avaliação de Tecnologias em Saúde do Conselho Regional de Enfermagem - Rio de Janeiro (COREN-RJ). Professor Titular e coordenador da subárea de Administração em Enfermagem do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DFEN/FENF/UERJ) atuando como docente preceptor do Estágio Supervisionado na modalidade de Internato em Enfermagem e docente responsável pela disciplina Suporte Assistencial de Enfermagem, na subárea de Gestão de Tecnologias em Saúde, na Residência em Enfermagem. Nessas atividades, há o desenvolvimento de discussões sobre a temática ligada a ATS, tomada de decisão para incorporação de tecnologias. Além disso, há o desenvolvimento de orientações de trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação com a temática ATS. Atuo como Membro do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO) onde participo de bancas de qualificação e defesa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu dentro dessa temática. Líder do Núcleo de Pesquisa Enfermagem Baseada em Evidências (NUPEBE) - Grupo CNPq do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ). Pesquisador Líder do grupo do Núcleo de Avaliação Econômica e Tecnologias em Saúde (NAETS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Grupo CNPq da UERJ. Possuo experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Administração e Fundamentos em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança do paciente, Prevenção e Tratamento das IST/AIDS, Gestão Hospitalar e Gestão de Curso de Graduação em Enfermagem, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Avaliação Econômica em Saúde e Avaliação de custos.

Patricia Britto Ribeiro de Jesus, UNiversidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Mestre em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Residência em Enfermagem em Clínica e Cirúrgica pela UNIRIO/MS - Unidade de Treinamento: Hospital Central do Exército. Especialista em Controle de Infecção em Assistência á Saúde pela EEAAC/UFF. Especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense. Atuação como Enfermeira em Clínica Médica e Clínica Cirúrgica no Hospital Estadual Azevedo Lima. E atuação como Instrutora pela Marinha do Brasil como oficial temporário. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Coordenação do Laboratório de Simulação e Habilidades de Enfermagem. Secretária da SOBENDE - Regional RJ. Experiência na área de Enfermagem, atuando principalmenre nos seguintes temas: Fundamentos de Enfermagem, Clínica , cuidados as pessoas com estomias e afecções cutâneas.

Andrea dos Santos Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Mestre em enfermagem pela UNIRIO (2018). Especialização em Terapia Intensiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2015). Residência em clínica médica e cirúrgica na UNIRIO - HNMD (2016). Graduação concluída em dezembro de 2012, no curso de enfermagem no Centro Universitário Serra dos órgãos (UNIFESO). Atualmente, professora Adjunta da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (DEMC). Atua também como relatora do Comitê de Ética em Pesquisa, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Enfermeira da equipe de gestão da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro - RioSaúde (2022-2025), participando da elaboração da linha de cuidado do AVC, implementação de protocolos clínicos e gerenciados. Professora da graduação de enfermagem da Universidade Estácio de Sá (2020-2025). Membro do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde da UNIRIO (2016-2022) e do NAETS (2025-atual). Experiência na área de gestão, emergência, clínica médica, cirúrgica e de fenômenos biológicos rítmicos, com ênfase em sono e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados ligados à área de saúde. Tem interesse em pesquisa aplicada a gestão hospitalar, tecnologias em saúde, protocolos clínicos e organização de redes assistenciais. Atualmente, desenvolve estudos sobre a implementação de protocolos clínico-gerenciais como instrumentos de melhoria do SUS.

Glycia de Almeida Nogueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF), Especialização em Enfermagem Dermatológica pela Universidade Gama Filho (UGF), Residência em Clínica Médica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (PACS/UFF) e Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO/UNIRIO). Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Programa Teórico Geral (PTG) de Residência de Enfermagem (HUPE/ENF/UERJ). Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia Regional RJ (SOBENDE/RJ). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Idoso e Saúde (GEPESI/UERJ), Membro do Grupo de Pesquisa Concepções Teóricas, Membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica (DCEG/ABEN-RJ) e Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (NAETS/UERJ). Tem experiência na área de Feridas e Curativos, Tecnologias, Processo de Enfermagem e Idoso.

Citas

National Pressure Ulcer Advisory Panel. Pressure Ulcer Scale for Healing (PUSH). [Internet]. 2025 [cited 2025 nov 24]. Available from: https://npiap.com/.

Jesus MA, Pires PS, Biondo CS, Matos RM. Incidência de lesão por pressão em pacientes internados e fatores de risco associados. Rev Enferm Contemp. [Internet]. 2020 [acesso em 5 de outubro 2025];34:e36587. Disponível em: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36587.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa nº 05/2023 – Práticas de segurança do paciente em serviços de saúde: prevenção de lesão por pressão. [Internet]. 2023 [acesso em 24 de novembro 2025]. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/notas-tecnicas-vigentes/nota-tecnica-gvims-ggtes-anvisa-no-05-2023-praticas-de-seguranca-do-paciente-em-servicos-de-saude-prevencao-de-lesao-por-pressao/view.

Gama BG, Mola R, Fernandes FECV, Bezerra SX. Prevalência e fatores associados à ocorrência de lesão por pressão em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. HU Rev. [Internet]. 2020 [acesso em 25 de outubro 2025];46. Disponível em: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.28248.

Moreira MGS, Simões SM, Ribeiro CJN. Perfil clínico e laboratorial de pacientes hospitalizados com lesão por pressão. Estima. [Internet]. 2020 [acesso em 17 de novembro 2025];18. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/885.

Almeida GHD, Dantas GHDO, Nóbrega LMB, Morais JLPD, Souza APMA, Santos IBDC, Vasconcelos JDMB. Registros de enfermagem sobre lesão por pressão em uma unidade de terapia intensiva. Rev Enferm Atual Derme. [Internet]. 2023 [acesso em 21 de novembro 2025];97(3):e023148. Disponível em: https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1927.

Jansen RCS, Silva KBDA, Moura MES. Braden scale in pressure ulcer risk assessment. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 22 de novembro 2025];73(6). Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0446.

Lima LS, Aragão NRO, Santos GKBB, Santos ES, Palmeira CS. Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com lesão por pressão no contexto hospitalar. Estima. [Internet]. 2020 [acesso em 22 de novembro 2025];18:e2720. Disponível em: https://doi.org/10.30886/estima.v18.917_PT.

Leites AWR, Almeida TQR, Arrué AM, Ribeiro GPR, Danski VR, Reichembach MT. Lesão por pressão em pacientes adultos internados e atendidos por um serviço especializado da pele no maior hospital do Paraná. Res Soc Dev. [Internet]. 2020 [acesso em 22 de novembro 2025];9(9):e168996924. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6924.

Melo DPL, Moura SRS, Rocha GMDS. A prevalência de lesão por pressão em um hospital escola. Rev Recien. [Internet]. 2021 [acesso em 22 de novembro 2025];11(33). Disponível em: https://doi.org/10.24276/rrecien2358-3088.2021.11.33.27-34.

Zikos D, Eappen P. Beyond staging: the role of pressure ulcer site and multiplicity in hospital mortality and length of stay. Healthcare. [Internet]. 2025 [cited 2025 nov 22];13(21). Available from: https://doi.org/10.3390/healthcare13212815.

Moran JM, Trigo-Navarro L, Diestre-Morcillo E, Pastor-Ramon E, Puerto-Parejo LM. Nutritional interventions for pressure ulcer prevention in hip fracture patients: a systematic review and meta-analysis of controlled trials. Nutrients. [Internet]. 2025 [cited 2025 nov 21];17(4). Available from: https://doi.org/10.3390/nu17040644.

Silva JFD, Carvalho SHDH, Moura ETD, Souza IFACD. Lesões precoces por pressão em pacientes com incontinência miccional e fecal em unidade de terapia intensiva. Rev Eletrônica Acervo Enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 22 de novembro 2025];2:e2591. Disponível em: https://doi.org/10.25248/aepe2591.2020.

Silva LLO, Felix LG, Negreiros RVD, Abreu RAD. Prevalência e incidência de lesão por pressão em pacientes internados em unidades de clínica médica. Braz J Dev. [Internet]. 2022 [acesso em 22 de novembro 2025];8(3). Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv8n3-437.

Santos CTD, Barbosa FM, Almeida TD, Vidor ID, Almeida MAD, Lucena AF. Clinical evidence of the nursing diagnosis adult pressure injury. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2021 [acesso em 22 de novembro 2025];55:e03704. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/v3vGDYnhZ7pBVnWNVvW78Tp/.

Fachina LA, Oliveira LBD, Boller S. Caracterização de lesão por pressão em um hospital universitário no sul do país. Rev Ibero-Am Humanid Cienc Educ. [Internet]. 2025 [acesso em 22 de novembro 2025];11(1). Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.12345.

Silva RC, et al. Medidas de prevenção de lesão por pressão em pacientes críticos: revisão integrativa. Rev Eletrônica Acervo Enferm. [Internet]. 2021 [acesso em 22 de novembro 2025];11:e7288. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reenf.e7288.2021.

Maliza R. Incision-wound healing activity of sunflower seed oil (Helianthus annus L.): in vivo and in silico study. Farmacia. [Internet]. 2023 [cited 2025 nov 22];71(5). Available from: https://farmaciajournal.com/wp-content/uploads/2023/10/farmacia_2023_05_1001-1012.pdf.

Publicado

2025-11-24

Cómo citar

1.
Carvalho ACC, Grillo JVS, Campos Oliveira B, Marta CB, Jesus PBR de, Garcia A dos S, Nogueira G de A. EVALUACIÓN DEL RIESGO Y PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO Y CLÍNICO DE PACIENTES CON LESIONES POR PRESIÓN HOSPITALIZADOS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 24 de noviembre de 2025 [citado 5 de diciembre de 2025];17:e-14500. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/14500

Número

Sección

Artículo original

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Plum Analytics