THE CROSSING OF DUTY AS KEY ELEMENT IN THE PROCESS OF CARE IN NURSING: THE PROFILE OF THE NURSING STAFF OF A UNIVERSITY HOSPITAL

Autores/as

  • Lucilia Feliciano Marques UNIRIO
  • Vanessa Curitiba Felix UNIRIO
  • Luiz Carlos Santiago UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2878-2882

Palabras clave:

Enfermagem, cuidados de enfermagem, registros de enfermagem.

Resumen

Introdução: A passagem de plantão oferece a equipe de enfermagem um momento para se analisar o estado geral e as exigências referentes à assistência de cada paciente, tendo em vista a redução das intercorrências no cuidado.  Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi estabelecer o perfil da equipe de enfermagem, na perspectiva da realização ou não da passagem de plantão durante o cuidado ao cliente hospitalizado. Metodologia: Estudo descritivo-exploratório com entrevista estruturada, fechada e aberta. Resultados: De um total de 20 (100%) entrevistados, 16 membros da equipe de enfermagem, isto é, a maior parte (80%), afirmaram que realizam a passagem de plantão de modo rotineiro no cotidiano de suas práticas hospitalares. Conclusão: Este fator pode estar influenciando positivamente sobre o conjunto das ações necessárias à assistência de enfermagem prestada aos clientes tratados no hospital onde desenvolvemos o estudo em tela.

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Biografía del autor/a

Lucilia Feliciano Marques, UNIRIO

A

Vanessa Curitiba Felix, UNIRIO

Acadêmica do 9º da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, bolsista de Iniciação Cientifica do DEF - Departamento de Enfermagem Fundamental/ UNIRIO.

Luiz Carlos Santiago, UNIRIO

Professor Doutor Adjunto do Departamento de Enfermagem Fundamental/UNIRIO.

Publicado

2012-04-05

Cómo citar

1.
Marques LF, Felix VC, Santiago LC. THE CROSSING OF DUTY AS KEY ELEMENT IN THE PROCESS OF CARE IN NURSING: THE PROFILE OF THE NURSING STAFF OF A UNIVERSITY HOSPITAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5 de abril de 2012 [citado 24 de noviembre de 2024];4(2):2878-82. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1567

Número

Sección

Artículo original

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