HEALTH EDUCATION: THE ROLE OF THE NURSE IN IMPROVING QUALITY OF LIFE THE OF CARRIERS OF CLEFT LIP AND PALATE
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2740-2747Palabras clave:
Enfermagem, Educação em Saúde, Fenda Labial, Fissura Palatina,Resumen
Objetivos: identificar o que as pessoas sabem sobre fendas labiais e/ou palatinas; discutir o papel do enfermeiro na melhoria da qualidade de vida dos portadores de fendas labiais e/ou palatinas. Métodos: estudo descritivo de abordagem qualitativa. O cenário foi um ambulatório de clínica médica de um hospital universitário localizado no estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 12 pacientes que aguardavam consulta no ambulatório de clínica médica. Utilizamos para coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A pesquisa foi aprovada pelo CEP da Instituição e os sujeitos assinaram o TCLE. Resultados: Emergiram as seguintes categorias temáticas: o conhecimento sobre a fenda labiopalatina; falando sobre o tratamento; vivendo com fendas labiopalatinas. Conclusão: Diante da falta de conhecimento sobre as fendas labiopalatinas os portadores enfrentam dificuldades criadas por preconceitos e carência de conhecimento. Destacamos necessidade de esclarecimentos sobre essa temática, para que haja melhor inserção destas pessoas na sociedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.