A INFLUÊNCIA DA CONCEPCIÓN ARENAL NA ENFERMAGEM ESPANHOLA DURANTE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA CULTURAL E DO MODELO DIALÉTICO ESTRUTURAL.
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25pPalabras clave:
História da enfermagem e EnfermagemResumen
Objetivo: Demonstrar a influência da reforma na enfermagem Espanhola, com foco em Dona Concepción Arenal, uma personagem considerada relevante em outros contextos disciplinares: Direito, Assistência Social, Saúde e Bem-Estar do Sistema Penal, mas que quase não foram tidos em conta no panorama atual dos enfermeiros espanhóis. Método: Perspectiva teórico-metodológica partiu de uma matiz disciplinar fornecida pelo paradigma hermenêutico, história da cultura e do modelo estrutural, enquanto instrumentos de processo dialético de organizar e interpretar dados. Resultados: A hipótese inicial sustenta que: Concepción Arenal realizou um projeto de reforma que a enfermagem espanhola, mas não conseguiu implementá-la, é uma referência para a história das enfermeiras espanholas. Conclusões: Confirma-se que Concepción Arenal foi uma pioneira na reforma do sistema hospitalar, na realização de estudos de campo dos Hospitais Gerais como o de Madrid, com o objetivo de identificar necessidades e encontrar alternativas para elas.Além de outros feitos, Arenal fez um projeto de reforma da enfermagem que não se completou, devido ao momento de instabilidade geral do país. Descritores: Enfermagem; História da Enfermagem; Modelos de Enfermagem.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.