Idosos com doença de alzheimer: como vivem e percebem a atenção na estratégia saúde da família Elderly with alzheimer’s disease: how they live and notice the attention in the health strategy of the family
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.379-386Palabras clave:
Idoso, Doença de Alzheimer, Atenção à SaúdeResumen
Objetivo: Compreender como vivem os idosos com Alzheimer e as suas percepções sobre as ações da Estratégia Saúde da Família (ESF). Métodos: Estudo exploratório-descritivo, realizado com dez idosos que concordaram em dá informações. Utilizou dois formulários para a avaliação, o Índice de Katz e Mini Exame do Estado Mental. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UVA com o parecer Nº 608.721. Resultados: Os idosos eram, em sua maioria, do sexo feminino, casados e analfabetos. Apresentavam comprometimento cognitivo e alguns eram independentes na prática das atividades de vida diária. Existem fragilidades na adaptação dos domicílios, porém percebem-se esforços dos familiares no ajuste do espaço. Os idosos demonstraram relativa satisfação quanto à atenção dispensada na ESF. Conclusão: Infere-se a importância de um cuidado que potencialize a melhoria da condição de vida, independência e autonomia do idoso. Descritores: Idoso, Doença de Alzheimer, Atenção à Saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.