Carga de trabalho de enfermagem em UTI neonatal: aplicação da ferramenta nursing activities score Nursing workload in neonatal ICU: application of the nursing activities score tool
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.144-151Palabras clave:
Enfermagem Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Dimensionamento de Pessoal, Administração Hospitalar.Resumen
Objetivo: Identificar a real carga de trabalho de enfermagem, aplicando-se a ferramenta Nursing Activities Score (NAS), em uma unidade de neonatologia de um hospital referência para prematuridade e patologias cirúrgicas do Distrito Federal e propor o dimensionamento de profissionais adequado para a unidade de neonatologia. Métodos: Estudo exploratório quantitativo, amostra de 98 pacientes, critérios de inclusão todos os pacientes internados no setor, os dados foram coletados através de instrumento construído e pela ferramenta NAS, os dados foram tabulados no Excel® 2010 e realizada estatística descritiva no programa SPSS® versão 21, Comitê de Ética e Pesquisa da FEPECS, CAAE 37164714.5.0000.5553. Resultados: A média do NAS houve variação entre 48,5% a 50% com complexidade classificada como semi-intensiva. A ala azul foi a que apresentou maior índice de inadequação de profissionais, com média de 51%. Conclusão: Foi observado dissociação entre carga de trabalho e complexidade clínica do paciente.
Descritores: Enfermagem Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Dimensionamento de Pessoal, Administração Hospitalar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.