Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita

Autores/as

  • Andrey Vieira Queiroga Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Hirla Vanessa Soares de Araújo Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Eduardo Tavares Gomes Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Rebeka Maria de Oliveira Belo Pronto Socorro Universitário Cardiológico de Pernambuco - Universidade de Pernambuco
  • Thaisa Remigio Figueirêdo Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Simone Maria Muniz da Silva Bezerra Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1061-1067

Palabras clave:

Ansiedade, Cuidadores, Cardiopatias Congênitas, Enfermagem.

Resumen

Objetivo: avaliar a realização de intervenções educativas para os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita como estratégia para redução do nível de ansiedade. Métodos: Estudo do tipo grupo intervencionista, realizada em um hospital de referência de Pernambuco, no período de junho a setembro de 2014. Resultados: Participaram do estudo 32 cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Observou-se que os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita apresentaram-se com nível de ansiedade menor após as intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro no pré-operatório quando comparados com os que não receberam (12,47±8,98 versus 17,12±10,46). Conclusão: Conclui-se que as estratégias de intervenção educativa produzem efeitos positivos na melhoria do grau de ansiedade em cuidadores de crianças com cardiopatia congênita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-10-31

Cómo citar

1.
Queiroga AV, Araújo HVS de, Gomes ET, Belo RM de O, Figueirêdo TR, Bezerra SMM da S. Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31 de octubre de 2017 [citado 14 de mayo de 2024];9(4):1061-7. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics