Experiencing feelings and weaknesses of care in schizophrenia: family caregivers vision Vivenciando sentimentos e fragilidades do cuidar em esquizofrenia: visão de familiares cuidadores
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1081-1086Palabras clave:
Cuidadores, Família, Esquizofrenia.Resumen
Objetivo: Compreender como se dá a sobrecarga do cuidar em esquizofrenia na visão de familiares cuidadores e analisar os sentimentos envolvidos no processo de cuidar. Métodos: Estudo do tipo qualitativo, descritivo, exploratório. Realizado no CAPS II em Teresina, Piauí, com nove familiares cuidadores, no mês de abril de 2011. Foi utilizado um roteiro de entrevistas semi-estruturado, os depoimentos foram gravados e transcritos na integra e analisados conforme Bardin. Com parecer favorável por meio do protocolo CAAE 0489.0.043.000-10 do CEP da UNINOVAFAPI. Resultados e Discussão: A categoria “Dos sentimentos as fragilidades que envolve a sobrecarga do cuidar em esquizofrenia”, demonstrou haver solidão, angustia e medo em decorrência da responsabilização do cuidar ser atribuída a um familiar exclusivo. Conclusão: Os profissionais poderão planejar melhor sua prática terapêutica, dando relevância para a vivência do cuidador, levando em considerações os sentimentos e as fragilidades que envolvem a sobrecarga do cuidado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.