Relationship between the consumption of alcoholic beverages and academic performance of nursing graduates of a public university Relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e desempenho acadêmico de graduandos de enfermagem de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i5.18-27Palabras clave:
Saúde Mental, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, AlcoolismoResumen
Objetivos: Investigar o padrão de consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as possíveis implicações para a vida acadêmica. Métodos: Utilizou-se um questionário sobre o consumo de bebidas alcoólicas e de situações vivenciadas após o consumo dessas substâncias, aplicado a 216 estudantes no período 2013.2. Resultados: A prevalência de consumo de bebidas alcoólicas entre os estudantes de enfermagem da UFPB é de 61,57% e as consequências acadêmicas que se destacaram foram: o não comparecimento e chegar atrasado a aulas e estágios, dificuldade em concentra-se ou prestar atenção e dormir durante a aula. Conclusão: Conclui-se que há consequências por causa do consumo de bebidas alcoólicas que podem influenciar de forma negativa o desempenho acadêmico, contudo as consequências orgânicas e comportamentais que o álcool traz obtiveram maiores resultados. Descritores: Saúde Mental, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Alcoolismo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.