Análise do aprazamento de enfermagem em uma UTI: foco na segurança do paciente / Analysis of nursing aprazamento in an ICU: focus on patient safety
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.510-515Palabras clave:
erros de medicação, segurança do paciente, enfermagem de cuidados criticosResumen
Objetivo: Identificar as não conformidades relacionadas ao aprazamento medicamentoso. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com análise documental e abordagem quantitativa, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva Geral de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Resultados: Foram analisadas 362 prescrições. As não conformidades encontradas foram: aprazamento com intervalos não condizentes com a prescrição (80,5%), ausência do carimbo do responsável pelo aprazamento (46%), aprazamento em medicações à critério médico ou suspensas (19%), dentre outros. Conclusão: Ações de enfermagem que poderiam ser realizadas como barreiras frente as não conformidades encontradas seriam: continuação da dupla checagem, elaboração de um guia para o aprazamento; um local privativo para a realização do aprazamento ou utilização de uma sinalização na roupa do aprazador e aprazamento com sistema digital a fim de evitar interações.
Descritores: Erros de medicação, Segurança do paciente, Enfermagem de cuidados críticos
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.