Characteristics and Difficulties of Informal Caregivers in Assisting Elderly People / Características e Dificuldades do Cuidador informal na Assistência ao Idoso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.680-686

Palabras clave:

Cuidador informal,

Resumen

Objetivo: identificar as principais dificuldades encontradas pelos cuidadores informais de idosos em domicílio, cadastrados no Programa de Saúde da Família, no município de Bambuí- MG. Método: trata-se de uma pesquisa transversal, após aprovação CAAE – 0146.0.213.000-11, foram entrevistados idosos e seus respectivos cuidadores informais por meio de um questionário, dados analisado por meio de programa. Resultados: participaram 70 idosos e seus respectivos cuidadores, estes referiram como maior dificuldade no cuidado o Lidar com distúrbios cognitivos do idoso (32,9%) seguido de Falta de conhecimento a cerca da assistência prestada (20%). Apresentaram relação com “dificuldade no cuidado” – bivariada: os cuidadores que afirmaram dormir menos tempo (≤ 6horas/noite) (%), “não possuir curso de cuidador” (%) e não ter “atividade de lazer” (%); regressão: indivíduos que afirmaram não ter realizado curso para cuidador de idosos. Conclusão: tornam-se essenciais ações de apoio ao cuidador informal frente às inúmeras dificuldades enfrentadas na assistência ao idoso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Ladeira Garbaccio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Enfermagem e em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora em Enfermagem (UFMG), Mestre em Microbiologia (UFMG), especialista em Enfermagem Geriátrica (FCMMG), especialista em Microbiologia (PUC-MG). Atualmente é professora Adjunto IV da PUC-MG no curso de graduação em Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecções Relacionadas ao Cuidar em Saude (Nepircs - UFMG), Intervenções Interdisciplinares Inovadoras em Saúde (PUC-MG) e do grupo Ciências Biológicas e Biotecnologia (PUC-MG) com ênfase em pesquisas quantitativas. É ainda professora dos cursos de especialização em Odontologia (Ortodontia- grupo GAPO) e IEC-PUC. Foi docente, também, nos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Tecnólogia em Radiologia e Podologia. Tem experiência internacional na França e África do Sul.

Luis Antônio Batista Luis Tonaco, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais  (2012) - Bacharelado. Especialista em Micropolítica da Gestão do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2015). Mestre em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia - NIEPE. Tem experiência em Pesquisa Clínica, Saúde Coletiva, Epidemiologia e Trabalho Comunitário.

Publicado

2020-02-14

Cómo citar

1.
Garbaccio JL, Luis Tonaco LAB. Characteristics and Difficulties of Informal Caregivers in Assisting Elderly People / Características e Dificuldades do Cuidador informal na Assistência ao Idoso. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14 de febrero de 2020 [citado 22 de diciembre de 2024];11(3):680-6. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6655

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics