Characteristics and Difficulties of Informal Caregivers in Assisting Elderly People / Características e Dificuldades do Cuidador informal na Assistência ao Idoso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.680-686

Palavras-chave:

Cuidador informal,

Resumo

Objetivo: identificar as principais dificuldades encontradas pelos cuidadores informais de idosos em domicílio, cadastrados no Programa de Saúde da Família, no município de Bambuí- MG. Método: trata-se de uma pesquisa transversal, após aprovação CAAE – 0146.0.213.000-11, foram entrevistados idosos e seus respectivos cuidadores informais por meio de um questionário, dados analisado por meio de programa. Resultados: participaram 70 idosos e seus respectivos cuidadores, estes referiram como maior dificuldade no cuidado o Lidar com distúrbios cognitivos do idoso (32,9%) seguido de Falta de conhecimento a cerca da assistência prestada (20%). Apresentaram relação com “dificuldade no cuidado” – bivariada: os cuidadores que afirmaram dormir menos tempo (≤ 6horas/noite) (%), “não possuir curso de cuidador” (%) e não ter “atividade de lazer” (%); regressão: indivíduos que afirmaram não ter realizado curso para cuidador de idosos. Conclusão: tornam-se essenciais ações de apoio ao cuidador informal frente às inúmeras dificuldades enfrentadas na assistência ao idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ladeira Garbaccio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Enfermagem e em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora em Enfermagem (UFMG), Mestre em Microbiologia (UFMG), especialista em Enfermagem Geriátrica (FCMMG), especialista em Microbiologia (PUC-MG). Atualmente é professora Adjunto IV da PUC-MG no curso de graduação em Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecções Relacionadas ao Cuidar em Saude (Nepircs - UFMG), Intervenções Interdisciplinares Inovadoras em Saúde (PUC-MG) e do grupo Ciências Biológicas e Biotecnologia (PUC-MG) com ênfase em pesquisas quantitativas. É ainda professora dos cursos de especialização em Odontologia (Ortodontia- grupo GAPO) e IEC-PUC. Foi docente, também, nos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Tecnólogia em Radiologia e Podologia. Tem experiência internacional na França e África do Sul.

Luis Antônio Batista Luis Tonaco, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais  (2012) - Bacharelado. Especialista em Micropolítica da Gestão do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2015). Mestre em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia - NIEPE. Tem experiência em Pesquisa Clínica, Saúde Coletiva, Epidemiologia e Trabalho Comunitário.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Garbaccio JL, Luis Tonaco LAB. Characteristics and Difficulties of Informal Caregivers in Assisting Elderly People / Características e Dificuldades do Cuidador informal na Assistência ao Idoso. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];11(3):680-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6655

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics