Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem

Autores/as

  • Fernanda Lourdes Ribeiro Pereira Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Silvana Possani Medeiros Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Rúbia Gabriela Fernandes Salgado Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Jacira Naruê Antunes de Castro Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Adriane Maria Netto de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.880-886

Palabras clave:

Enfermagem, Ansiedade, estudantes de enfermagem, ensino superior

Resumen

Objetivo: Conhecer as manifestações de ansiedade vivenciadas pelos estudantes de enfermagem em uma universidade do extremo sul do país. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com 18 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem, sendo excluídos os que não tiveram interesse em participar. A coleta dos dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada. Foi utilizada a análise temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Área da Saúde da FURG, sob parecer 153/2013. Resultados: Após transcrição e análise das falas emergiram quatro categorias que foram discutidas separadamente. Conclusão: Propõe-se que o docente tenha uma postura motivadora, mobilizadoras do conhecimento e centradas no acadêmico a fim de refletir na assistência do futuro profissional.

Descritores: Ansiedade, estudantes de enfermagem, ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Lourdes Ribeiro Pereira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Enfermeira especialista em Urgência e emergência. Atua no Hospital Unimed Vale do Caí

Silvana Possani Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FURG

Rúbia Gabriela Fernandes Salgado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora do Magistério Superior (Substituta) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCiSau) da Faculdade de Medicina (FAMED/FURG). Pós-Graduação Lato Sensu em curso - Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/FURG).

Jacira Naruê Antunes de Castro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Acadêmica de Enfermagem da FURG

Adriane Maria Netto de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente da Pós-Graduação Lato Sensu - Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química do ICB/FURG. Docente do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FAMED/FURG.

Citas

Moreira SNT, Vasconcellos RLSS, Heath N. Estresse na Formação Médica: como lidar com essa realidade? Rev bras educ med. 2015; 39(4): 558-64. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S010055022015000400558&lng=en&nrm=iso 2. Lantyer AS, Varanda CC, Souza FG, Padovani RC, Viana MB. Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários: Avaliação e Intervenção. Rev Bras de Ter Comp Cogn. 2016; 8(2): 04-9. Available at: http://usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/ view/880/476 3. Vasconcelos TC, Dias BRA, Andrade LR, Melo GF, Barbosa L, Souza E. Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Rev bras educ med. 2015; 39(1): 13542. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0100550220150001005 4. Nanda Internacional. Diagnosticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação- 2015-2017. Porto Alegre: Artmed; 2015. 5. Papadakis MA, Mcphee SL. CURRENT Medical Diagnosis and Treatment 2015. United States: Mcgraw Hill Companies; 2014. 6. Ramos SIV Níveis e principais manifestações de ansiedade face às avaliações dos alunos do ensino superior. [internet] Psicologia PT O Portal dos Psicólogos. 2013: 1-20. Available at: http://www.psicologia. pt/artigos/textos/A0665.pdf 7. Padovani RC, Neufeld CB, Maltoni J, Barbosa LNF, Souza WF, Cavalcanti HAF et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Rev bras ter cogn. 2014; 10(1): 02-10. Available at: http://pepsic.bvsalud.org/scielo. php?pid=S180856872014000100002&script=sci_abstract&tlng=en 8. Bampi LNS, Baraldi S, Guilhem D, Pompeu B, Campos ACO. Percepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2013; 34(1): 125-32. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S198314472013000200016&lng=en&nrm=iso

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2010. 10. Marchi KC, Bárbaro AM, Miasso AI, Tirapelli CR. Ansiedade e consumo de ansiolíticos entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública. [Internet] Rev Eletr Enf. 2013; 15(3): 731-9. Available at: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i3.18924 11. Sequeira C, Carvalho JC, Borges E, Sousa C. Vulnerabilidade mental em estudantes de enfermagem no ensino superior: estudo exploratório.

J Nurs Health. 2013; 3(2): 170-81. Available at: http://comum.rcaap.pt/ handle/10400.26/17856 12. Claudino J, Cordeiro R. Níveis de ansiedade e depressão nos alunos do curso de licenciatura em enfermagem o caso particular dos alunos da escola superior de saúde de Portalegre. Journal of Education, Technologies, and Health. 2016; 32(11): 197-10. Available at: http:// www.ipv.pt/millenium/Millenium32/15.pdf 13. Carvalho EA, Bertolini SMMG, Milani RG, Martins MC. Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior. Cienc Cuid Saude. 2015; 14(3): 1290-8. Available at: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/ view/23594 14. Borine MS. Ansiedade, neuroticismo e suporte familiar: evidência de validade do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). [Tese]. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade São Francisco; 2011. Available at: https://www.usf.edu.br/galeria/ getImage/427/606054467274901.pdf 15. Bolsoni-Silva AT, Loureiro SR. The Role of Social Skills in Social Anxiety of University Students. Paidéia. 2014; 24(58): 22332. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0103863X2014000200223 16. Cardozo MK, Gomes KM, Fan LG, Soratto MT. Fatores associados à ocorrência de ansiedade dos acadêmicos de biomedicina. Revista Saúde e Pesquisa. 2016; 9(2): 251-62. Available at: http://periodicos. unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/viewFile/4747/2837 17. Araujo MAN, Lunardi Filho WD, Leite LRC, Ma RTK, Silva AA, Souza JC. Qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Rev Rene. 2014; 15(6): 990-07. Available at: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/ riufc/11309/1/2014_art_manaraujo.pdf 18. Rezayat F, Nayeri ND. The level of depression and assertiveness among nursing students. IJCBNM. 2014; 2(3): 177–84. Available at: https:// www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4201197/ 19. Langham GW, Jones MP, Terry A. Transforming future nurses through simulation in mental health nursing. Journal of Nursing Education and Practice. 2017; 7(4): 96-02. Available at: http://www.sciedu.ca/journal/ index.php/jnep/article/download/10377/6497 20. Kaya H, Kaya N, Palloş AÖ, Küçük L. Assessing time-management skills in terms of age, gender, and anxiety levels: A study on nursing and midwifery students in Turkey. Nurse Educ Pract. 2012; 12(5): 284-98. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22727849 21. Tabalipa FO, Souza MF, Pfützenreuter G, Lima VC, Traebert E, Traebert J.

Prevalence of anxiety and depression among medical students. Rev bras educ med. 2015; 39(3): 388-94. Available at: http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010055022015000300388 22. Teixeira CRS, Pereira MCA, Kusumota L, Gaioso VP, Mello CL, Carvalho EC. Avaliação dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem com a simulação clínica. Rev Bras Enferm. 2015; 68(2): 311-9. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S003471672015000200311 23. Moreira DP, Furegato ARF. Estresse e depressão entre alunos do último período de dois cursos de Enfermagem. Rev latinoam enferm. 2013; 21(8): 155-62. Acesso em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21nspe/ pt_20.pdf 24. Botti NCL, Monteiro AMC, Benjamim MLN, Queiroz LC. Depressão, uso de drogas, ideação e tentativa de suicídio entre estudantes de enfermagem. Rev enferm UFPE. 2016; 10(7): 2611-6. Available at:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11321 25. Bardagi MP, Hutz CS. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: impacto na evasão universitária. Psico. 2012; 43(2): 17484. Available at: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/ revistapsico/article/view/7870/ 26. Chaves SE, Ceccim RB. Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde: inquietações e a dimensão das margens. Interface comun saúde educ. 2015; 19(55): 1233-42. Available at: http://www.scielo.br/ pdf/icse/2015nahead/1807-5762-icse-1807 576220140728.pdf

Silva ARS, Silva AL, Bezerra MPM, Mendes MLM, Santos IN. Estudo do estresse na graduação de enfermagem: revisão integrativa de literatura. Semina: Ciências biológicas e da saúde. 2016; 2(3): 75-86. Available at: https://periodicos.set.edu.br/index.php/facipesaude/article/view/3211 28. Oliveira CT, Wiles JM, Fiorin PC, Dias ACG. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicol Esc Educ. 2014; 8(2): 239-46. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S141385572014000200239&lng=en&nrm=iso 29. Dearmon V, Graves RJ, Hayden S, Mulekar MS, Lawrence SM, Jones L et al. Effectiveness of simulation-based orientation of baccalaureate nursing students preparing for their first clinical experience. J Nurs Educ. 2013; 52(1): 29-38. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/ pubmed/23230885

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

1.
Pereira FLR, Medeiros SP, Fernandes Salgado RG, Castro JNA de, Oliveira AMN de. Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de julio de 2019 [citado 13 de noviembre de 2024];11(4):880-6. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6699

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics