ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO QUADRO DE DEPRESSÃO INFANTIL:

Autores/as

  • Marie Anne Pacheco Van Sebroeck EEAP
  • Taiane Bertoldi da Costa EEAP
  • DEeisilene Peixoto Bittencourt de Miranda EEAP
  • Rosâne Mello EEAP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palabras clave:

Enfermagem psiquiátrica, Depressão infantil, Assistência de enfermagem.

Resumen

INTRODUÇÃO

O presente estudo surgiu da necessidade de entender a atuação do enfermeiro diante da depressão infantil em Centros de Atenção psicossocial infantil (CAPSi), a partir de uma abordagem diagnóstica baseada em NANDA. A depressão infantil é cada vez mais frequente na vida da criança e da família, muitas vezes passando despercebido, inclusive por profissionais de saúde. Pode ser confundida com alterações de comportamento quando na realidade é um distúrbio de humor que pode ter se manifestado após situações de mudança brusca como, por exemplo, na separação dos pais, mudança de escola e morte de pessoa querida ou animal. A partir do quadro de depressão na criança é necessário formular estratégias de intervenção do profissional de enfermagem com intuito de melhorar a qualidade de vida da criança e da família.

OBJETIVOS

Os objetivos do estudo são discutir os diagnósticos de enfermagem aplicado ao quadro de depressão infantil em CAPSi e propor estratégias de cuidado à criança com quadro de depressão em CAPSi, a partir de revisão bibliográfica.

METODOLOGIA

 Para entender a atuação da enfermagem na depressão infantil, foi realizado estudo exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. A construção da proposta de sistematização da assistência de enfermagem à criança com diagnóstico médico de depressão foi realizada através de análise da bibliografia existente acerca da depressão, além das especificidades da depressão na criança, tomando como base estas informações, aplicou-se o diagnóstico de enfermagem baseado em NANDA.

RESULTADOS

A partir de revisão conceitual foi possível desenvolver a sistematização da assistência de enfermagem, baseado em NANDA e posteriormente se chegou as propostas da atuação do enfermeiro na depressão infantil em CAPSi. Infere-se que este estudo colabora para a discussão da enfermagem no que tange à sistematização da assistência à criança com depressão. Foram identificados os principais sintomas relacionados à depressão infantil e realizado diagnósticos de enfermagem, sendo estes: tristeza, agressividade, isolamento, baixa auto-estima, humor instável, idéias de suicídio ou pensamentos de tragédia ou morte, dificuldade em se afastar da mãe, pessimismo dentre outros. Foram identificados os seguintes diagnósticos de enfermagem: desesperança, interação social prejudicada, risco de baixa auto-estima situacional, risco de síndrome do estresse por mudança, risco de solidão, risco de suicídio, risco de vínculo pai/filhos prejudicados, risco (real) de violência dirigida a outras pessoas. Diante dos diagnósticos de enfermagem sugeridos, surgem as intervenções de enfermagem: avaliar fatores causadores e colaboradores envolvidos; ajudar o cliente e familiares com orientação, apoio, favorecimento, facilitação e promoção de ações que o tragam para realidade promovendo o bem estar, entre outros.

CONLUSÕES

 O enfermeiro atua promovendo o bem estar físico, mental e social visando, fundamentalmente, melhorar a qualidade de vida da criança e da família/cuidadores inseridos no contexto e amenizar o sofrimento causado pela depressão na criança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marie Anne Pacheco Van Sebroeck, EEAP

Taiane Bertoldi da Costa, EEAP

DEeisilene Peixoto Bittencourt de Miranda, EEAP

Rosâne Mello, EEAP

Publicado

2010-10-17

Cómo citar

1.
Van Sebroeck MAP, da Costa TB, de Miranda DPB, Mello R. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO QUADRO DE DEPRESSÃO INFANTIL:. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 17 de octubre de 2010 [citado 23 de diciembre de 2024];. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/770

Número

Sección

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics