Congenital syphilis: an integrative research / Sífilis congênita: uma pesquisa integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8605Palabras clave:
Sífilis CongênitaResumen
Objetivo: identificar na produção científica o que tem sido produzido sobre a Sífilis Congênita. Metodologia: Pesquisa bibliográfica do tipo integrativa. Foram percorridas as etapas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa, busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, onde elencou-se a Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, e do Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, tendo como descritor sífilis congênita, estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão, avaliação e interpretação dos estudos selecionados. Resultados: Na Biblioteca Virtual de Saúde foram selecionados sete estudos nos dois últimos anos. Conclusão: O tema sífilis congênita é abrangente no âmbito mundial. Existe muito material publicado sobre sua incidência e prevalência, mas, pouca publicação sobre prevenção.
Descargas
Citas
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Protocolo para a Prevenção de Transmissão Vertical de HIV e Sífilis. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2007.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012.
World Health Organization. Methods for surveillance and monitoring of congenital syphilis elimination within existing systems. Geneva: World Health Organization; 2011.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico. 2016; 47(35).
Ministério da Saúde (BR). Protocolo de investigação de Transmissão Vertical. Ministério da Saúde; 2014. p.3-6.
Ministério da Saúde (BR). Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. Série B. Textos Básicos em Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2011.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2015.
Publicado
Versiones
- 2021-06-01 (2)
- 2021-05-13 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.