Esta es un versión antigua publicada el 2021-05-13. Consulte la versión más reciente.

Transformations imposed by the neoliberal ideal in nursing teaching work / Transformações impostas pelo ideário neoliberal no trabalho docente de enfermagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8665

Palabras clave:

Globalização, Docentes, Enfermagem, Saúde do trabalhador, Condições de Trabalho.

Resumen

Objetivos: Identificar a configuração da organização do trabalho docente de enfermagem antes e após a inserção do ideário neoliberal no contexto da saúde e da educação, e analisar os impactos dos preceitos neoliberais no processo de trabalho docente de enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa e descritiva. Participaram 27 docentes de universidades federais, através de entrevista semiestruturada. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa sob número 1.474.463. Resultado: Incluem-se como impactos do modelo neoliberal: alta demanda e elevado ritmo laboral; precarização; sucateamento de salários e perda de benefício e direitos; inserção de tecnologias. Considerações finais: As mudanças deixaram o trabalho docente mais complexo, exigindo polivalência e multifuncionalidade, sem o devido acompanhamento salarial e de benefícios laborais condizentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Arantes Ferreira Brecht D’Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Enfermeira (FENF/UERJ). Especialista em enfermagem do trabalho (EEAN/UFRJ). Mestre em enfermagem (FENF/UERJ). Doutoranda em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). 

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Faculdade de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Enfermagem (EEAN/UFRJ). Diretora da Faculdade de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Procientista/UERJ. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENF/UERJ.

Ariane da Silva Pires, Faculdade de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Isabele da Rosa Noronha, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Residente em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Isabela da Rosa Noronha, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Residente em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Citas

D’Oliveira CAFB, Almeida CM, Souza NVDO, Pires A, Madriaga LCV, Varella TCML. Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no

processo saúde-doença. Rev pesqui cuid fundam (Online) [periódico na internet]. 2018 [acesso em 20 mar 2019]; 10(1) : 196-202. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6028/pdf_1

Lazzari DD, Martini JG, Busana JÁ. Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura. Rev gaúcha enferm (Online) [periódico na internet]. 2015 [acesso em 14 abr 2018]; 36(3) : 93-101. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/49670/35064

Gonçalves FGA, Souza NVDO, Zeitoune RCG, Adame GFPL, Nascimento SMP. Impacts of neoliberalism on hospital nursing work. Texto & contexto enferm (Online) [periodical on the internet]. 2015 [access in 2018 mar 10]; 24(3) : 646-53. Available from: http://revistaenfermagem.eean.edu.br/conteudo.asp?Cont=1

Cunha NC, Cunha TNB. Intensificação do trabalho docente no ensino superior: significados e condições. Cadernos da Fucamp [periódico na internet]. 2015 [acesso em 23 fev 2018]; 15(23) : 22-40. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/766/546

Burigo CCD. Universidade pública federal brasileira:democraticamente massificada. Rexe [periódico na internet]. 2016 [acesso em 10 mar 2018]; 1(1) : 105-23. Disponível em: http://www.rexe.cl/ojournal/index.php/rexe/article/viewFile/301/307

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: 70. ed; 2011.

Martins CB. O ensino superior brasileiro nos anos 90. São Paulo: Persp; 2000. [acesso em 12 set 2016]; 14(1) : 41-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9801.pdf

LOCATELLI C. Os professores no ensino superior brasileiro: transformações do trabalho docente na última década. Rev bras Estud Pedagog (Online) [periódico na internet]. 2017 [acesso em 10 mar 2019]; 98(248) : 77-93. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v98n248/2176-6681-rbeped-98-248-00077.pdf

Guimarães AR, Chaves VLJ. A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências. RBPAE [periódico na internet]. 2015 [acesso em 09 mar 2018]; 31(3) : 567-86. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59914/37019

Pizzio A, Klein K. Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do ensino superior. EducSoc [periódico na internet]. 2015 [acesso em 07 mar 2018]; 36(131) : 493-513. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00493.pdf

Ministério da Educação (BR). Programa de apoio a planos de reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Brasília, DF; 2010.

Lago RR, Cunha BS, Borges MFSO. Percepção do trabalho docente em uma universidade da região norte do Brasil. Trab Educ Saúde (Online) [periódico na internet]. 2015 [acesso em 15 mar 2019]; 13(2) : 429-50. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v13n2/1981-7746-tes-1981-7746-sip00049.pdf

Brasil. Presidência da República. Emenda constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998. Modifica o sistema de previdência social, estabelece normas de transição e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil; 1998. [acesso em: 16 set 2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc20.htm.

Ministério da Educação (BR). Tabela de remuneração aplicável aos professores do magistério superior, de 1 de março de 2014. Brasília, DF: Ministério da educação; 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Breno/Downloads/TABELA-SALARIAL-MAGIST%C3%89RIO-SUPERIOR.pdf.

Figueiredo AE. Laboratório de enfermagem: estratégias criativas de simulações como procedimento pedagógico. Rev Enferm UFSM [peródico na internet]. 2014 [acesso em 18 ago 2017]; 4(4) : 844-9. Disponível em:https://periodicos.ufsm.br/index.php/reufsm/article/view/11474/pdf. DOI:

5902/2179769211474

Landeiro MJL, Freire RMA, Martins MM, Martins TV, Peres HHC. Tecnologia

educacional na gestão de cuidados: perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses. Rev Esc Enferm USP [periódico na internet]. 2015 [acesso em 14 mar 2018]; 49(2) : 150-5. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49nspe2/1980-220X-reeusp-49-spe2-0150.pdf

Toniote P, Miranda AG, Nascimento MS, Nascimento RA, Zimath SC. Influência das Redes Sociais no aprendizado. ECOS [ periódico na internet]. 2016 [acesso em 14 set 2016]; 6(1) : 150-67. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/1750/1293

Publicado

2021-05-13

Versiones

Cómo citar

1.
D’Oliveira CAFB, Souza NVD de O, Pires A da S, Noronha I da R, Noronha I da R. Transformations imposed by the neoliberal ideal in nursing teaching work / Transformações impostas pelo ideário neoliberal no trabalho docente de enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 13 de mayo de 2021 [citado 25 de noviembre de 2024];13:355-61. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8665

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics