Cost minimization analysis: use of dual and triple lumen central venous cateter / Análise de custo minimização: uso do cateter venoso central de duplo e triplo lúmen

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8992

Palabras clave:

Custos e Análise de Custo, Cateterismo Venoso Central, Unidades de Terapia Intensiva, Cuidados de Enfermagem

Resumen

Objetivo: analisar o custo da utilização do cateter venoso central de duplo versus triplo lúmen em uma unidade de terapia intensiva. Métodos: estudo de custo-minimização, com abordagem quantitativa à luz da avaliação econômica de saúde. Foram analisados custos e a ocorrência de eventos adversos em uma amostra com 30 cateter venoso central. A coleta de dados foi através de um check list com dados do prontuário. Os dados foram tabulados e analisados a partir da árvore de decisão através do software Tree Age®. Resultados: o cateter venoso central triplo lúmen teve um custo relacionado a eventos adversos de R$7.648,22 apresentando-se superior ao duplo lúmen. Conclusão: a quantidade de lúmens está relacionada a maior ocorrência de eventos adversos e a um maior custo. Dessa forma, contribui com a enfermagem por direcionar a aplicação de recursos financeiros e orientar estratégias para minimizar a ocorrência de eventos adversos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Cardoso da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Possui especialização nos moldes da residência em terapia intensiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016/2018). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Veiga de Almeida

Possuo Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis). Professor Adjunto 3 e coordenador da sub-área de Administração em Enfermagem do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DFEN/FENF/UERJ) atuando como docente preceptor do Estágio Supervisionado na modalidade de Internato em Enfermagem e docente responsável pela disciplina Suporte Assistencial de Enfermagem na Residência em Enfermagem. Nessas atividades, há o desenvolvimento de discussões sobre a temática ligada a ATS, tomada de decisão para incorpação de tecnologias. Além disso, há o desenvolvimento de orientações de trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação com a temática ATS. Atuo como Membro do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO) onde participo de bancas de qualificação e defesa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu dentro dessa temática. Atua como Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Enfermagem e Diretor do Núcleo de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Líder do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida, onde apresento a temática na graduação e pós-graduação Lato Sensu. Possuo experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Administração e Fundamentos em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança do paciente, Prevenção e Tratamento das DST/AIDS, Gestão de Curso de Graduação em Enfermagem, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Avaliação Econômica e Avaliação de custos.

Antonio Augusto de Freitas Peregrino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e Pós doutorado em Enfermagem e Biociencias pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, prof. titular da Universidade Veiga de Almeida e professor do Programa de Doutorado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Tecnologia em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, economia em saúde, radioterapia e oncologia e Gestão em Saúde.

Ronilson Gonçalves Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - EEAP/UNIRIO. Está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, sendo pesquisador do grupo "Concepções Teóricas para o Cuidar em Saúde" na UERJ e no grupo "Laboratório de Cuidado e Experimentação em Enfermagem" na UNIRIO. Está vinculado a LINHA DE PESQUISA 1 da Faculdade de Enfermagem da UERJ: Tecnologias inovadoras para as práticas de cuidado em saúde e enfermagem. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem - DFEN/UERJ. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino. É enfermeiro de pesquisa clínica do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino e assistente de pesquisa III na mesma instituição e Coordena a área de saúde do Comitê Científico do IDOR. É Professor do Curso de Pós-graduação em Centro Cirúrgico e Central de Material de Esterilização na Fundação Técnico Educacional Souza Marques, tendo sido membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA representando o corpo docente na mesma instituição. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Emergência, Clínica Médica, Terapia Intensiva e Pesquisa Clínica. Atuação Pedagógica/Docência na área da Saúde com ênfase em Oncologia, Fundamentos de Enfermagem, Ética e Bioética, Metodologia de Pesquisa, Saúde Coletiva (Epidemiologia) e orientação de Trabalhos Acadêmicos/Monografias. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Copa DOr desde 2005 e membro do Comitê Científico do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino desde 2009. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais na Rede DOr e é associado da Associação Brasileira de Enfermagem. Durante a graduação foi bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET/UNIRIO e do CNPq. Durante a pós-graduação Stricto Sensu (mestrado acadêmico) foi bolsista da CAPES.

Andrezza Serpa Franco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Biociência-PPGENFBIO - UNIRIO.Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP.(2014)Especialista em Terapia intensiva -ABENTI-AMIB(2010). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UERJ(2009). Graduação em enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida(2007) .Atualmente é Professor Assistente do Departamento Médico Cirúrgico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando como professor do programa Teórico-Prático do Programa de Residência em Enfermagem Cardiovascular. Professor Auxiliar de Bases Fundamentais de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Professor convidados do curso de Pós- Graduação de Enfermagem em Clientes de alta Complexidade da UERJ e Professora convidada do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em UTI (Faculdade Redentor/ AMIB).

Flávia Giron Camerini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado (2010) e doutorado (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Licenciatura em enfermagem pela Faculdade de Educação/ UFRJ (2008). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora convidada da Pós-graduação em enfermagem Intensivista da UERJ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em cardiologia, terapia intensiva e segurança na terapia medicamentosa.

Citas

Perin DC, Erdmann AL, Higashi GDC, Sasso GTM. Evidências de cuidado para prevenção de infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter venoso central: revisão sistemática. Rev. Latino-Am.Enfermagem. 2016; 24:e2787. http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/pt_0104-1169-rlae-24-02787.pdf. doi: 10.1590/1518-8345.1233.2787.

Reichembach DMT, Pedrolo E, Radamés B, Astrid W, Cestari FJV. Custos da infecção relacionada a cateter venoso central em adultos: revisão integrativa. Rev. baiana enferm. 2017; 31(3): e18394. doi: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v31i3.18394.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: Diretriz de Avaliação Econômica/Ministério da Saúde. Brasília: 2 ed 2014. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_diretriz_avaliacao_economica.pdf.

Camerini FG, Silva LD, Henrique DM, Andrade KBS, Almeida LF. Ocorrência de eventos hemorrágicos relacionados aos dispositivos invasivos manipulados pela enfermagem em pacientes anticoagulados. Rev Rene. 2017 jul-ago; 18(4): 437-44. doi: 10.15253/2175-6783.2017000400003.

Lima CSP, Barbosa SFF . Ocorrência de eventos adversos como indicadores de qualidade assistencial em unidade de terapia intensiva. Rev enferm UERJ. 2015; 23 (2): 222-8. doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.6076.

Gomes AC, Carvalho PO, Lima ETA, Gomes ET, Valença MP, Cavalcanti ATC. Caracterização das infecções relacionadas à assistência à saúde em unidade de terapia intensiva. Rev enferm UFPE. 2014; 8(6), 1577-85. doi: http://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i6a9848p1577-1585-2014.

Zakhour R, Chaftari AM, Raad II. Catheter-related infections in patients with haematological malignancies: novel preventive and therapeutic strategies. The Lancet Infectious Diseases. 2016. (16) 241-250. doi: 10.1016 / S1473-3099 (16) 30213-4.

Caldana G,Guirardello E B,Urbanetto JS, Peterlini MAS, Gabriel CS. Rede Brasileira de enfermagem e segurança do paciente: desafios e perspectivas. Texto contexto enferm. 24 (3): Florianópolis, jul/set. [Internet] 2015; http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720150001980014.

Mishra SB, Misra R, Azim U, Baronia AK, Prasad KN, Dhole TN et al. Incidence, risk factors and associated mortality of central lineassociated bloodstream infections at an intensive care unit in northern India. Int J Qual Health Care. 2016; 29 (1): 63-67. doi: 10.1093 / intqhc / mzw144.

Shakarchi JA, Inston N, Jones RG, Maclaine G, Hollinworth D. Cost analysis of the Hemodialysis Reliable Outflow (HeRO) Graft compared to the tunneled dialysis catheter Journal of vascular surgery. 2016; 63 (4): 1026-33. doi: 10.1016 / j.jvs.2015.10.089.

Vergara T, Fica A. Estudio de costo de las infecciones del torrente sanguíneo asociadas a catéter vascular central en pacientes adultos en Chile. Rev. chil. infectol. 2015; 32(6): 634-638. doi: http://dx.doi.org/10.4067/S0716-10182015000700004.

Vergara T, Veliz E, Fica A. Exposition to total parenteral nutrition increases the risk of catheter-related bloodstream infection. Rev. chil. infectol. 33 (6): 603-608. doi: 10.4067 / S0716-10182016000600001.

Souza ML, Pereira Z, Santos CS, Bandeira AA. Fatores humanos aplicados aos processos produtivos e à prevenção de acidentes: uma revisão da literatura. [Internet.] 2014 [cited Dec 12, 2017]. 14. Available from: https://www.researchgate.net/publication/303299591_FATORES_HUMANOS_APLICADOS_AOS_PROCESSOS_PRODUTIVOS_E_A_PREVENCAO_DE_ACIDENTES_UMA_REVISAO_DA_LITERATURA.

Publicado

2021-05-01

Cómo citar

1.
Costa TC da, Marta CB, Peregrino AA de F, Rocha RG, Franco AS, Camerini FG. Cost minimization analysis: use of dual and triple lumen central venous cateter / Análise de custo minimização: uso do cateter venoso central de duplo e triplo lúmen. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de mayo de 2021 [citado 24 de noviembre de 2024];12:622-8. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8992

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics